ESCÂNDALO
Proibição da Anvisa: Cerveja amada pelos brasileiros barrada e recolhida dos supermercados por grave contaminação
11/04/2024 às 1h37
O órgão ordenou retirada das geladeiras e expôs casos fatais envolvendo consumo da bebida
Uma famosa marca de cerveja se viu envolvida em um verdadeiro escândalo. Após uma ordem da Anvisa, o produto alcoólico foi retirado de todos os supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com sede no estado de Minas Gerais, a Backer, responsável por diversas bebidas, teve que atender ao edital, após a inspeção da Vigilância Sanitária apontar contaminação nas mercadorias. O anúncio, claro, assustou os clientes.
Para quem não acompanhou, o caso aconteceu em janeiro de 2020. Segundo o G1, a Anvisa havia interditado as cervejas da marca que tinham validade para o mês de agosto daquele ano. Um comunicado oficial foi publicado pela instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A decisão da veio após uma nova divulgação de análises feitas pelo Ministério da Agricultura, que comprovou a contaminação pelas substâncias monoetilenoglicol e dietilenoglicol em 21 lotes de oito marcas diferentes de cerveja da empresa”, dizia.
Na época, o G1 também expôs que substâncias proibidas foram encontradas na cerveja Belorizontina, que é vendida como Capixaba no Espírito Santo. Dez mortes e internações por intoxicação após o consumo da bebida foram confirmadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a reportagem, a responsável pela marca Backer, a Cervejaria Três Lobos, foi liberada para produzir novamente seus produtos. A decisão foi informada pela empresa em abril de 2022, após se adequar às normas exigidas.
Qual o trabalho da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
As denúncias podem ser feitas através do número: 0800-642-9782.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]