O assunto vem ganhando força desde o início do ano, mas, esta semana, a instituição precisou se pronunciar
Em fevereiro, César Tralli deu uma informação importante aos aposentados e pensionistas do INSS. Na edição, o jornalista ressaltou que a Prova de Vida deste ano já vem acontecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O INSS está convocando 4 milhões de aposentados e pensionistas para fazer Prova de Vida. São pessoas que não foram identificadas pelo instituto que faz um cruzamento na base de dados”, disse o apresentador.
Porém, diante das atuais regras da instituição, o beneficiário não precisa mais provar que está vivo. Esse papel passou a ser do próprio sistema automatizado, que busca pelos dados necessários e informações do cidadão em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o INSS procura por elementos que possam atestar que o auxiliado ainda está vivo nos últimos 10 meses. Vacinas na rede pública, acesso ao aplicativo, empréstimos, uso de biometria e atendimento pelo SUS são algumas possibilidades.
O INSS realiza a Prova de Vida em casa?
Agora, na segunda semana de maio, a instituição precisou fazer um alerta aos aposentados e pensionistas. Isso porque criminosos têm ido às casas dos beneficiários aplicar golpes, se passando por funcionários e servidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Band, no mês passado, dois homens foram presos em São Paulo, usando crachás falsos do INSS e com uma lista de possíveis vítimas. Tonia Galleti, coordenadora do Sindicato Nacional dos Aposentados, ressaltou que essas visitas não devem ser atendidas.
“Eles pegam essas informações e realizam empréstimos em nome das pessoas, tanto empréstimos pessoais, com juros muito altos, quanto empréstimos consignados, que são aqueles com juros mais baixos, descontando direto do benefício”, expôs.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE