Tralli paralisa o Jornal Hoje com notícia sobre o fim do benefício a lista de beneficiários. O apresentador informou que após decisão do Governo, mais de 1 milhão de pessoas foram cortadas do programa
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo brasileiro, criado em 2003, visando erradicar a pobreza e a desigualdade social. Ele oferece ajuda financeira a famílias em situação de vulnerabilidade, desde que cumpram certas condições, como a frequência escolar das crianças e a realização de acompanhamento de saúde.
Um novo decreto do Bolsa Família, confirmado por César Tralli, na edição do Jornal Hoje no dia 05 de fevereiro deste ano, marca uma mudança significativa na política de assistência social do Brasil, com o fim do pagamento de R$ 600 para mais de 1 milhão de beneficiários. Sendo as famílias unipessoais, ou seja, composta por apenas uma pessoa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde que o governo iniciou o processo de revisão de cadastros, muitos beneficiários do Bolsa Família estão sofrendo com corte e a lista de fevereiro ocasionou em um número significativo de cortes. “1,7 milhão de famílias formadas por apenas uma pessoa foram excluídas do Bolsa Família no ano passado. Esse ano o governo federal vai revisar os dados de 7 milhões de famílias que recebem o benefício”, disse Tralli na ocasião.
De acordo com a reportagem do Jornal Hoje, de acordo com dados oficiais, havia cerca de 5,88 milhões de famílias unipessoais entre os beneficiários em dezembro de 2022. Número que caiu para 4,15 milhões no fim do ano passado. E esse número pode aumentar ainda em 2024 conforme o governo for analisando o grupo de que é composto por mais de 7 milhões de pessoas.
Ainda, Tralli, informou que foram cortadas apenas as pessoas que estavam com cadastros irregulares ou incompatíveis para receber o benefício do programa social. Dessa forma, quem está em dia com as atualizações do Cadastro Único (CadÚnico), e seguindo os requisitos do programa corretamente, não precisam se preocupar em ter o pagamento cessado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se tenho direito ao Bolsa Família?
Para saber se você tem direito ao Bolsa Família e qual o valor que você pode receber, siga estas etapas:
- Acesse o site do governo federal: https://cadunico.dataprev.gov.br/
- Faça o seu cadastro no CadÚnico: Você pode se cadastrar em um posto de atendimento do CadÚnico, como CRAS, unidades do SEST SENAT, ou em uma agência do INSS.
- Aguarde a avaliação do governo: O governo federal irá avaliar se você tem direito ao Bolsa Família e qual o valor do seu benefício.
- Receba o benefício: Se você for aprovado, o governo federal irá depositar o valor do benefício em uma conta bancária em seu nome.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE