URGENTE!

“Decisão”: Tralli paralisa JH às pressas com novo decreto do Banco Central que atinge saldo das poupanças

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central e César Tralli no Jornal Hoje (Fotos: Reproduções / Aloisio Maurício / Globo)

César Tralli paralisa Jornal Hoje, da Globo, com novo decreto do Banco Central e aumento em taxa que afeta o rendimento da poupança

Na última quarta-feira, 18, César Tralli paralisou o Jornal Hoje, da Globo, com um novo decreto do Banco Central. A mudança afeta diversas áreas da economia, assim como a conta poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o telejornal, o apresentador atualizou as informações sobre a nova taxa de juros para o Brasil e nos Estados Unidos. “Decisão”, disse ele em um dos trechos.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central é responsável por estabelecer a Taxa Selic, que interfere no rendimento da poupança e taxas de juros do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Olha só, hoje tem decisão sobre a taxa básica de juros no Brasil e, também, nos Estados Unidos. A chamada superquarta tem expectativa de corte de juros americanos pela primeira vez em quatro anos está mexendo com os mercados ao redor do mundo”, iniciou César Tralli.

Em seguida, o jornalista ressaltou a taxa de juros dos Estados Unidos afeta outros países, como o Brasil. “Uma taxa de juros mais baixa nos Estados Unidos atrai investimentos para países emergentes, como o Brasil. O dólar enfraquece e ajuda a valorizar o real e reduz a pressão em cima da inflação”, disse ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O corte da taxa de juros dos Estados Unidos foi de 0,50%. Já no Brasil, o Banco Central retomou o ciclo de alta dos juros.

RENDIMENTO

De acordo com informações do portal CNN, o Copom do Banco Central seguiu as expectativas do mercado e aumentou os juros em 0,25 pontos, passando a Selic ao patamar de 10,75% ao ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o primeiro aumento de juros desde agosto de 2022 e o primeiro deste mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Copom a alta com o risco para uma alta inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho tem apresentado dinamismo maior do que o esperado, o que levou a uma reavaliação do hiato para o campo positivo. A inflação medida pelo IPCA cheio assim como medidas de inflação subjacente se situaram acima da meta para a inflação nas divulgações mais recentes”, afirmou o Copom em comunicado.

A expectativa do mercado é de que a taxa Selic atinga 11,50% ao ano até janeiro de 2025. A partir de julho de 2025, a taxa poderá começar a recuar, terminando 2025 em 10,50% ao ano.

Por fim, a taxa de juros influencia o rendimento de todas as contas poupanças. A regra visa dois cenários: quando a taxa estiver acima de 8,5% e quando estiver igual ou abaixo de 8,5%, de acordo com o portal Estadão. Veja:

Desse modo, com a taxa de juros acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a TR.

QUAL É O SALÁRIO DE CÉSAR TRALLI?

Desde 1993 na Globo, César Tralli passou pelos principais telejornais e tornou-se um dos grandes nomes da emissora.

No ano de 2016, o apresentador assumiu o comando do Jornal Hoje no lugar de Maju Coutinho, que passou a comandar o Fantástico ao lado de Poliana Abritta.

Mas, afinal, qual é o salário de César Tralli? De acordo com André Romano, do Observatório da TV, ele recebe cerca de R$ 120 mil por mês.

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile