César Tralli paralisa Jornal Hoje, da Globo, com medida da Anvisa, que está em vigor em 2024, para dar fim a venda de produto muito utilizado
No dia 20 de julho de 2023, César Tralli precisou paralisar o Jornal Hoje, da Globo, com uma proibição urgente da Anvisa, que continua em vigor. A medida atinge um dos produtos mais populares em farmácias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o telejornal, o apresentador atualizou as informações sobre a proibição da importação de cannabis in natura, bem como de flores e partes da planta. O remédio era usado para tratar algumas doenças.
“A Anvisa publicou hoje uma nota técnica que proíbe a importação de cannabis in natura, mesmo se o produto for usado por pacientes para uso medicinal”, disse César Tralli.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o ano passado, a Anvisa não garante autorizações para importação de cannabis in natura, ou seja, a planta sem nenhum tipo de processamento.
De acordo com informações da reportagem do Jornal Hoje, a medida ocorreu por conta de não haver evidências robustas da eficácia e da segurança dessas substâncias para fins medicinais e que há risco de desvio do produto para fins ilícitos e não medicinais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, para o uso de medicamentos para a cannabis não há restrições, ou seja, medicamentos à base da planta podem ser trazidos para o Brasil com autorização ou vendidos em farmácias.
A venda de medicamentos à base de cannabis em farmácias é permitida no Brasil desde 2019 com a autorização médica. A medida da Anvisa atingiu apenas a cannabis in natura.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Em 2015, a importação de produtos com cannabis foi autorizada no Brasil. Porém, o número de atualizações para a cannabis in natura saltou nos últimos anos, fato que fez com que a Anvisa tomasse a medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 2015: 850 autorizações;
- 2021: 40.260 autorizações;
- 2022: 80.413 autorizações;
- 2023: 66.159 autorizações no primeiro trimestre.
Medicamentos à base de cannabis são usados como analgésicos, sedativos e anticonvulsivos em tratamentos para alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, parkinson, esquizofrenia e doenças crônicas.
Por fim, as formas de administração terapêutica mais comum são os óleos, as pomadas, os extratos e ainda medicamentos (alguns já disponíveis em farmácias).
QUAL É O SALÁRIO DE CÉSAR TRALLI?
César Tralli tornou-se um dos principais jornalistas da Globo desde a sua chegada, que ocorreu no ano de 1993 para ser correspondente internacional.
Desde então, o apresentador passou pelos principais telejornais da emissora carioca e passou a receber um dos altos salários.
De acordo com André Romano, do Observatório da TV, César Tralli recebe cerca de R$ 120 mil por mês.