Morte de famoso é confirmada por César Tralli durante o Jornal Hoje, na Globo
O âncora César Tralli paralisou o Jornal Hoje às pressas, no início desta semana, e perdeu o chão ao confirmar morte de famoso aos 77 anos na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Morreu aos 77 anos, de câncer, o escritor americano Paul Auster, o autor era considerado um sinônimo de nova York, cidade sempre presente em suas obras”, informou o jornalista durante o JH.
Portanto, Paul foi um dos escritores que mais narraram a cidade de Nova York, conhecido como “super estrela da literatura americana, para os vizinhos, padroeiro do Brooklyn literário”, segundo informações do telejornal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o famoso morreu na última terça-feira (30) após unitária contra um câncer no pulmão. Sua morte foi confirmada por Jacki Lyden, amiga de Auster.
Nascido em 3 de fevereiro de 1947 em Newark (Nova Jersey), o americano escreveu 34 livros. As obras abordavam temas como o destino e a perda. Foram traduzidas para mais de 40 idiomas –no Brasil, são publicadas pela Companhia das Letras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tornou-se conhecido na década de 1980, quando lançou “A Invenção da Solidão”, em 1982, livro em que fala sobre o relacionamento distante com o pai.
Depois, em 1985, ele lançou “Cidade de Vidro”, o 1º volume da série “A Trilogia de Nova York”, que conta com “Fantasmas” (1986) e “Quarto fechado” (1986). Hoje, os 3 romances estão reunidos em um único livro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, ele recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias de Literatura 2006 e o título de Comendador da Ordem das Artes e das Letras da França em 2007. Seu último romance é “Baumgartner”, publicado no fim de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, Auster também se envolveu com o cinema. Dirigiu 3 longas: “Sem Fôlego“ (1995), “O Mistério de Lulu“ (1998) e “Kimera – Estranha Sedução” (2007). Também trabalhou como roteirista de “Cortina de Fumaça“ (1995).
Qual foi a última obra publicada por Paul Auster?
De acordo com a Wikipédia, a sua obra de ficção mais recente é o ambicioso e longo romance 4 3 2 1, lançado em 2017 e finalista do Man Booker Prize, no qual quatro versões do mesmo personagem, Ferguson, vivem vidas diferentes de acordo com circunstâncias pontuais de sua existência da infância até o fim da juventude.