Nova lei confirmada faz CPF sofrer a maior alteração da história do documento
Uma nova lei confirma maior alteração da história do CPF e você precisa ficar por dentro dos 2 passos que são necessários para você seguir e não perder nenhuma novidade ou acabar sendo pego de surpresa.
O documento, em breve, vai se tornar mais importante para se ter na carteira, passando o RG, portanto você precisa ficar por dentro de todas as atualizações, já que ele será fundamental para as principais ações em um futuro próximo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Uol’, o CPF vai passar a ser o documento para identificação nacional, com a chegada da nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN, que já está sendo emitido nos estados brasileiros.
“O órgão emissor deverá, na emissão de novos documentos, utilizar o número de inscrição no CPF como número de registro geral da Carteira de Identidade”, diz a Lei 14.534/23.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa mudança não é apenas para acabar com o RG, que aliás tem validade apenas até o ano de 2023, mas sim com o objetivo de aumentar a segurança e unificar os documentos, já que se torna mais fácil a checagem pela Segurança Pública e órgãos privados.
A CIN será física e digital, através do aplicativo do governo federal, GOV.BR, além de poder acrescentar outros números, como o da carteira de habilitação nacional (CNH) e também o NIS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja quais serão as datas de validade do novo documento, que varia de acordo com a idade do cidadão:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos – validade indeterminada
Como tirar a novo CIN?
Para tirar o CIN, é preciso seguir apenas dois passos, sendo que o primeiro é procurar o local oficial onde tirar o novo CPF e em seguida entrar com o pedido, para que o procedimento seja realizado.