mistérios da vila

Chaves e o mistério do famoso Barril: Casa mobiliada, apartamento no terceiro pátio e troca de emissora

Elenco do Chaves e o famoso barril (Foto: Divulgação/Televisa)

Elenco do Chaves e o famoso barril (Foto: Divulgação/Televisa)

Chaves morava no barril ou em uma casa da vila? Descubra os segredos do fundo do Barril 

No ano em que o seriado mexicano “Chaves” completa 50 anos desde sua estreia na televisão mexicana, a criação de Roberto Gómez Bolaños mexe com o imaginário do telespectador, tanto pelas suas histórias atemporais, como pelo personagem inanimado mais famoso da vila: O Barril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chaves” mostra a história de um menino de rua que se abrigou — e terminou como morador —  em uma vila humilde da Cidade do México. Acontece que muitas pessoas pensam que o Chaves mora no Barril, mas isso não é verdade. Em alguns episódios o Chaves relata que mora no apartamento de número 8, na vila.

O apartamento do Chaves e com quem ele mora, nunca foi mostrado. Em alguns episódios quando ele resolve contar seu verdadeiro nome ou a localização do apartamento, sempre alguém o interrompe. Essa é a graça do grande mistério que envolve a criação de Roberto Gómez Bolaños.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chaves saindo do barril famoso da série (Divulgação/ Televisa|)

+Roberta Miranda recebe convite inusitado, aceita proposta e vai parar na faculdade de Harvard: “Honrada”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mexendo com o imaginário do público, o Barril do Chaves já foi tema de muita discussão pelo mundo afora. Alguns diziam que dentro do Barril existia uma casa, onde o Chaves morava. Tudo isso não passa de ‘fake news’ amplamente divulgada na internet, e que teria viralizado há alguns anos, por conta de uma charge que ilustrava a casa do Chaves dentro do Barril.

Como todos sabem, o Barril do Chaves nada mais é que um barril de vinho. Isso mesmo. Só que aberto em um dos lados, para ele poder entrar. Segundo o próprio Chaves, ele se esconde no barril para chorar, para pensar na vida, ou para brincar. É seu esconderijo ‘secreto’, que na verdade, todo mundo sabe onde fica.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Localizado no meio do pátio da vila, ao lado da escadaria que sobe para o apartamento da nova vizinha, a estonteante Glória e sua sobrinha, Paty, o Barril do Chavinho é apenas mais um personagem da vila, mesmo que inanimado. A mística que envolve o objeto cenográfico já mexeu muito com a cabeça do telespectador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Famosa apresentadora é brutalmente atacada por cão feroz e tem rosto desfigurado com mordida

NOME VERDADEIRO E ONDE VIVE

Vale lembrar que em espanhol, tanto o programa, quanto o menino órfão abandonado, são chamados de “El Chavo del Ocho”, que significa, em tradução livre, “O Garoto do Oito”. Chavo é ‘garoto’, ou seja, na série em seu áudio original, na verdade, ninguém da vila sabe o nome do menino de rua. Quando ele resolve contar, o Kiko costuma interromper. “Chaves” é um nome próprio, dado com exclusividade pela equipe de dublagens da TVS, nos anos 1980.

Chaves e seu barril, esconderijo do menino de rua (Reprodução)

“Ocho”, ou seja, o númeral ‘oito’, tem dois significados. Primeiramente, o nome do personagem foi colocado como “Garoto do Oito” porque a emissora que o humorístico era exibido, era o canal oito, na televisão mexicana. Anos depois, a série passou para o canal 2, a Televisa, e o “oito” do nome, foi substituído pela alusão à casa que o Chaves vivia na vila.

Algumas pessoas especulam que Chaves morava com uma senhora idosa, muito donte, no apartamento oito, localizado no terceiro pátio da vila (nunca mostrado). Muito pobre, a senhora não tinha dinheiro para alimentar o garoto e nem a si própria. Por isso ele passava tanta fome e vivia no pátio da vila brincando, para não encarar a triste realidade.

Autor(a):

Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades. Sou também um Cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. E assumo que foi Chespirito (Roberto Bolaños) quem formou meu caráter e bom humor. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile