Chefão do Carrefour acaba de ter sua saída confirmada em meio a reestruturação do grupo, após compra de rede de supermercados
E n último dia 16 de outubro, segunda feira, um dos executivos de maior importância do grupo Carrefour Brasil, teve sua saída anunciada em meio à uma restruturação, após compra de rede de supermercado e uma queda multimilionária sofrida pela francesa.
Estamos falando de Daniel Mora, cujo cargo ocupado era de CEO do Varejo do Carrefour Brasil.
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De acordo com o Mercado & Consumo, em nota divulgada a todos os colaboradores, foi confirmado que ele voltará a integrar o Grupo Carrefour na França:
“Durante sua trajetória conosco, Daniel foi um exemplo de ética profissional e liderança inspiradora. Sob sua gestão, finalizamos uma etapa importante da nossa integração”,
Em meio a uma reestruturação …
Ainda de acordo com o portal Mercado & Consumo, o Grupo Carrefour comentou que, após o processo de integração com o Grupo Big, rede de supermercado comprado pelo grupo, ter sido concluído com sucesso e as conversões das lojas Carrefour terem sido finalizadas, o CEO de varejo, Daniel Mora está saindo do Brasil a caminho da França, onde assumirá novos desafios no Grupo.
Essa movimentação acontece após grande contribuição do executivo em todo o processo.
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1-Lojas fechadas
Segundo o portal O Tempo, no mesmo momento da saída de Daniel Mora, o Grupo Carrefour confirmou o fechamento de 16 lojas em Belo Horizonte (MG) e a devolução dos imóveis alugados ao grupo DMA, o concorrente local que é dono das marcas: Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo.
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O DMA é o nono maior varejista do ramo de alimentos do Brasil, segundo ranking 2022 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A rede francesa deve vender todos os ativos dentro das lojas, como freezer, balcão e até os alimentos em estoque, segundo fontes ligadas ao caso.
A operação foi aprovada pela Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na última terça-feira, 10, o que deve ocorrer em 15 dias, se não houver discordância entre os conselheiros e algum deles levar o caso ao tribunal.
Como a operação é de baixa complexidade, não é preciso julgamento, apenas o parecer da SG-Cade. Os valores envolvidos no processo estão em sigilo.
Em nota oficial o Grupo Carrefour afirmou que essas lojas em questão já não operavam sob nenhuma bandeira do Grupo Carrefour Brasil e que, cumpridas determinadas condições, o grupo prosseguiria com o andamento à devolução dessas unidades para o proprietário dos imóveis.
Reforçaram ainda que o Estado de Minas Gerais é uma praça estratégica e conta com 18 lojas do Grupo distribuídas por todo o estado, sendo 7 Lojas Hipermercado Carrefour, 10 Atacadão e 1 Sam’s Club, além de postos e drogarias que continuarão com seu funcionamento normal”.
No mês de agosto, o Grupo Carrefour promoveu uma restruturação de sua área digital e do e-commerce. Pelo menos três diretores e seis gerentes foram desligados, além do diretor-sênior de Negócios Digitais, Alexandre Gyurkovits.
Foram afetadas a área responsável pelo e-commerce do Carrefour, Sam’s Club e das bandeiras de supermercados; a de serviços digitais, que cuida da venda de seguros e garantia estendida; e a área responsável pelas parcerias de marketplace.
À época, em nota, o Carrefour disse que considerava natural a reestruturação das áreas para reduzir a duplicidade de funções que se sobrepunham.
De acordo com o portal Valor, o Carrefour continua no processo de revisão de funções depois da compra do Big, iniciado ainda em 2022, que acarretou na duplicidade de postos e necessidade de definir executivos que seriam mantidos na empresa (ou desligados), também em parte para gerar reduções de custos com pessoal.
2-Queda Multimilionária
Segundo declarações dada por uma fonte ao portal Valor, que está a par de toda a situação, o grupo Carrefour está focado agora em “braço de varejo” que não acabou após o início da integração com Big.
Ainda de acordo com a mesma fonte ouvida pelo portal, eles precisam melhorar os resultados de lojas de supermercados compradas, que são ex-Walmart, que não foram convertidas ainda, como TodoDia, Super Bompreço e Nacional.
A empresa está com lupa nessas lojas para só depois ver o que fazer. Vale mencionar que o grupo acabou sofrendo uma queda multimilionária também.
O valor do lucro, antes de juros, impostos, amortização e depreciação da unidade de varejo da empresa caiu 40%, para R$ 352 milhões de janeiro a junho. A margem bruta caiu para a metade, para 2,6% no primeiro semestre versus ano anterior.
Ao se excluir da margem do semestre a operação comprada do Big, a margem do varejo fica estável (em 5%).
Já as vendas de lojas de supermercados e hipermercados com mais de 12 meses (desconsidera inaugurações) subiu 2,8% no primeiro semestre.
Quem ficou no lugar de Daniel no Grupo Carrefour Brasil?
Segundo informações divulgadas pelo próprio Carrefour, executivos que estavam sob liderança de Mora vão se reportar interinamente para Pablo Lorenzo, novo COO* da do grupo Carrefour Brasil.