Na década dos anos 70, um chefão da Globo lidou com a falência de emissora
Em 1977, um dos chefões da Rede Globo lidou com a falência de uma das grandes emissoras do Brasil, da qual fazia parte.
O canal tornou-se um dos maiores ícones da televisão brasileira entre os anos de 1950 e 1960.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da TV Rio. O canal foi fundada pelo empresário João Batista do Amaral, seu proprietário entre 1955 e 1972.
Apostando em uma programação local e comandada por Walter Clark, todo-poderoso da Globo nos anos 1960 e 1970 ao lado de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o projeto teve seu fim em 1977.
Na época de sua inauguração, a emissora liderou ao lado da Record e foi pioneira no uso massivo do videotape na programação e nas transmissões de longa distância via micro-ondas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em sua história, vários nomes chegaram a participar de programas, como foi o caso de Chacrinha, Norma Benguell, Moacyr Franco, Dercy Gonçalves, Consuelo Leandro, Ronald Golias, Flávio Cavalcanti e Chico Anysio.
FIM DE CANAL
No entanto, não era apenas as grandes celebridades que faziam sucesso. A emissora também ficou conhecida por exibir séries estrangeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo no auge, a TV Rio passou a enfrentar problemas na década dos anos 70. Desse modo, a alta cúpula deixou a Rede de Emissoras Independentes (REI).
Por conta da crise, a emissora foi vendida um grupo ligado à Ordem dos Capuchinhos, da Igreja Católica, proprietária da TV Difusora de Porto Alegre.
Além disso, no dia 05 de abril de 1977, a TV Rio saiu do ar após ter os seus transmissores lacrados por falta de pagamento do aluguel dos cristais à RCA Eletrônica.
O canal TV Rio ficou fora do ar até o ano de 1992. Na época, Edir Macedo comprou os direitos do cana, que atualmente é conhecido como Record Rio.
A GLOBO É A MAIOR EMISSORA DO BRASIL?
Ao longo dos anos, a Globo tornou-se a principal emissora do Brasil.
A Globo é formada por 120 emissoras (sendo 5 emissoras próprias e 115 emissoras afiliadas), além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país.
O sinal terrestre da Globo cobre 98,53% do território nacional, além de ter cobertura em 100% através de antena parabólica.