A TV Globo cobra de seus contratados uma postura neutra nas redes sociais, evitando comentar ou se posicionar de maneira política em defesa ou contra determinado político ou partido – essas exigências, inclusive, faz parte do código de condutas a serem seguidas pelos jornalistas, repórteres e editores da casa – mesmo assim, a emissora é constantemente atacada por fãs do ex-presidente Lula e do atual presidente Bolsonaro, que acusam a empresa de “parcialidade”.
Tal premissa, no entanto, não é muito válida para o âncora do Bom Dia Brasil Chico Pinheiro, que vira e mexe quebra essa regra da Rede Globo, e não raro acaba se posicionando politicamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Flordelis quebra o silêncio, surpreende e revela se mandou matar o pastor Anderson
Dessa vez, o apresentador Chico Pinheiro acabou ironizando uma postagem feita pelo ministro da Educação do presidente Jair Bolsonaro, Abraham Weintraub, e debochou de um erro do comandante do MEC que escreveu “acepipes” (aperitivos) em vez de “asseclas” (adeptos) em uma publicação feita no Twitter nessa quinta-feira, 27.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiro, o contrato da Globo apenas retuitou a postagem feita pelo ministro de Bolsonaro, que dizia o seguinte: “Tranquilizo os ‘guerreiros’ do PT e de seus acepipes [sic]: o responsável pelos 39 kg de cocaína nada tem a ver com o governo Bolsonaro. Ele irá para a cadeia e ninguém de nosso lado defenderá o criminoso. Vocês continuam com a exclusividade de serem amigos de traficantes”, afirmou.
Em seguida, Chico Pinheiro partiu para o deboche e, respondeu o comentário de um seguidor, que ironizou a gafe cometida pelo ministro de Jair Bolsonaro. “Hoje eu comi um acepipe: queijo provolone assado com torradinhas de alho. E uma cerveja IPA. Estava bom…”, afirmou o internauta. Nesse momento, o jornalista da Globo rebateu: “Não! Você comeu um assecla”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não! Você comeu um assecla! https://t.co/wwWVxmOOJo
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) June 28, 2019
Fátima Bernardes, da Globo, também debochou do ministro de Bolsonaro
A apresentadora do Encontro, Fátima Bernardes, também repercutiu a declaração do ministro da educação de Bolsonaro, Abraham Weintraub, e criticou a postura do comandante do MEC pelo comentário inoportuno feito no Twitter sobre o episódio em que um militar foi preso com 39 quilos de cocaína em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) – o militar estava na equipe que acompanhava o presidente durante viagem ao Japão.
+Marcello Novaes é flagrado com Paulinho Vilhena nu e novo romance do ator acaba sendo divulgado
Após a declaração de Fátima Bernardes, que disse esperar ainda por uma postura do ministro referente à pasta em que ocupa, ou seja, da educação, o programa da Globo acabou entrando nos trending topics do Twitter com vários elogios à apresentadora.