Contratado do alto escalão da Globo, o âncora Chico Pinheiro pode entrar para o time de demitidos da emissora carioca
Afastado da bancada do Bom Dia Brasil, telejornal matutino da Globo, desde meados de março, o apresentador Chico Pinheiro, de 68 anos, tem futuro incerto na emissora carioca e, segundo informações que têm circulado na imprensa, o comunicador deverá ser desligado da empresa. Atualmente, o noticioso segue no comando de Ana Paula Araújo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do jornalista Alessandro Lo Bianco, que participa do programa A Tarde é Sua, apresentado por Sonia Abrão na RedeTV!, é cada vez maior a possibilidade de que, sim, Chico Pinheiro não retorne ao comando do Bom Dia Brasil após a emissora carioca permitir que funcionários dentro do chamado grupo de risco para a covid-19 retomem a rotina de gravações nos estúdios da empresa, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oficialmente, tanto a Globo quanto o jornalista não se manifestaram sobre o assunto publicamente e, até o momento, o comunicador segue no time de contratados do canal.
CHICO PINHEIRO CRITICA BOLSONARO
Com passagem por emissoras como Band e Record TV, Chico Pinheiro assumiu o comando de um noticioso na Globo em 1996, quando passou a comandar o Bom Dia São Paulo. Posteriormente, foi para a bancada do SPTV e chegou ao posto de titular do Bom Dia Brasil em 2011, permanecendo no noticioso desde então.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas redes sociais, o apresentador se destacou e virou notícia por seu comportamento às vezes contrário à cartilha de recomendações da emissora carioca, que orienta a seus contratados do setor de comunicação que evitem se manifestar politicamente, a fim de manter a postura de imparcialidade da empresa.
Pinheiro, porém, já teceu críticas ao atual presidente Jair Bolsonaro, sobretudo à maneira como o mandatário tem liderado o país em meio à pandemia do coronavírus. Ao contrário de líderes de países desenvolvidos, o brasileiro já chegou a menosprezar a doença e atenuar a gravidade do vírus.
Em 29 de abril, quando o Brasil atingiu a marca de 5 mil mortos por coronavírus, Chico Pinheiro utilizou seu perfil no Instagram para tecer crítica em público a Jair Bolsonaro. De maneira contundente, o jornalista criticou o polêmico “e daí?” do presidente que, naquela ocasião, havia respondido com um “e daí” aos jornalistas após ser questionado sobre as vítimas fatais da doença.
“Mais de 5 mil brasileiros mortos pela Covid 19. Ontem passamos a China nesta conta macabra. E o Presidente se pronuncia: “e daí ? Sou Messias mas não faço milagres…” E ele ri, treinando o alvo. Do que é que ele ri ???”, escreveu o apresentador da Globo.
Após a postagem, que gerou burburinhos nas redes sociais e críticas de apoiadores de Bolsonaro, que cobraram isenção dos jornalistas da Globo, Chico Pinheiro pouco se manifestou na web. De lá para cá, o jornalista fez apenas dois posts no Instagram, sem citar o presidente, e houve quem apontasse “mordaça” imposta ao comunicador.
O fato é que Chico Pinheiro é bastante querido pelos telespectadores da Globo que, aliás, tem externado sentimentos de saudades ao jornalista por sua ausência na bancada do telejornal.