SUCESSO HÁ 50 ANOS
Chitãozinho e Xororó, a dupla de irmãos que é exemplo de parceria dentro e fora dos palcos
07/02/2022 às 19h22
A dupla sertaneja é amada e muito querida pelos brasileiros
A dupla de irmãos, Chitãozinho e Xororó, são exemplos de parceria dentro e fora dos palcos. Eles deram início a carreira ainda muito jovens. O disco oficial da dupla foi lançado em 1970, o mesmo incluiu a canção que até hoje faz sucesso entre o público, Galopeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda durante as décadas de 70, eles gravaram outras discos como A mais Jovem Dupla Sertaneja, em 1972, Caminhos de minha Infância, em 1974, Doce Amada, em 1975 e A Força Jovem da Música Sertaneja, em 1977.
No finalzinho da década, eles gravaram ainda o disco 60 Dias Apaixonado, o mesmo obteve sucesso relativo. Em 1981, gravaram o disco Amante Amada, conseguindo atingir a marca de 400 mil cópias vendidas. Porém, o reconhecimento do grande público veio em 1982, com a canção Fio de Cabelo, do disco Somos Apaixonados, que vendeu mais de 1,5 milhões de cópias e abriu as portas das rádios FM’s para a música sertaneja.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em 1986, começaram a apresentar aos domingos o programa de TV, Chitãozinho e Xororó Especial, exibido pelo SBT, na atração eles além de cantar, recebiam convidados.
No mesmo ano eles participaram do especial de fim de ano de Roberto Carlos na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A dupla acabou gravando no ano de 1993, a canção Words, com os Bee Gees, para o disco Tudo por Amor, lançado em português e espanhol. O disco ainda contou com a canção Guadalupe, que acabou fazendo parte da trilha sonora da novela de mesmo nome, que foi exibida pela Telemundo.
O sucesso da dupla neste trabalho foi tanto, que em junho daquele mesmo ano, eles conquistaram o primeiro lugar do Hot Latin Singles, na parada norte-americana da revista Billboard. Entre os artistas brasileiros, apenas Roberto Carlos tinha conseguido essa marca em 1989.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Serasa: como usar além de consultar o CPF e negociar dívidas
● Calendário de pagamentos do Bolsa Família: prazos atualizados
● Pedro Bial: biografia, programas, vida pessoal e informações
Já em 1994, a dupla gravou a canção Ela não vai mais chorar (“She’s Not Cryin’ Anymore) com o cantor de música country Billy Ray Cyrus para o disco Coração do Brasil. Em 1995, eles encabeçaram o projeto Amigos, que contou além deles, com mais duas duplas de sucesso, Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo.
Já em 1999, eles apresentaram na Globo o Amigos e Amigos, especial em homenagem a Leandro, que contou também com Zezé Di Camargo, Luciano e Leonardo, e trouxe participações de grandes artistas. Ao completarem 30 anos de carreira no ano 2000, a dupla alcançou a marca de 30 milhões de discos vendidos.
Depois de passagens pelo SBT e Globo, os irmãos ainda tiveram um programa na Record, em 2004, o Raízes do Campo, um show gravado numa casa de espetáculo, com convidados, e uma famosa Roda de Viola gravada na chácara de Chitãozinho, no interior de São Paulo. No canal de Edir Macedo, o programa durou até o ano de 2005.
Já em 2010, para comemorar os 40 anos de sucesso, Chitãozinho e Xororó gravaram o CD e DVD Chitãozinho e Xororó 40 anos e a Nova Geração, que faz parte da comemoração dos 40 anos de carreira da dupla.
O disco teve participações de várias duplas da nova geração, chamado universitário como Jorge e Mateus, João Bosco e Vinícius, Guilherme & Santiago, Hugo Pena e Gabriel, Eduardo Costa, João Neto e Frederico, Luan Santana, Zé Henrique e Gabriel, Maria Cecília e Rodolfo, entre outros.
Ainda no mesmo ano eles gravaram o CD E DVD Chitãozinho e Xororó 40 Anos Entre Amigos, porém, o mesmo só foi lançado em abril de 2011.
Foi em 2011 também que a dupla realizou uma turnê no Brasil, onde passaram pelas principais cidades do país. Já em 2013, eles gravaram junto com a Orquestra Sinfônica SESI de São Paulo, regida pelo maestro João Carlos Martins, a música Presente Pra Você, tema das comemorações dos 10 anos da TV TEM (afiliada da Rede Globo nas regiões de Sorocaba, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo).
No ano de 2014, eles voltaram à TV, no SBT, onde comandaram a segunda temporada do Festival Sertanejo, programa que tinha como objetivo descobrir uma nova voz sertaneja. Eles atualmente tem como último álbum gravado o Sucessos em Evidências, lançado em 2020.
50 ANOS DE CARREIRA
Completado mais de 50 anos de carreira, a dupla de irmãos que nunca se envolveram em uma polêmica entre eles, sempre demonstrando uma parceria forte, provam que são exemplo para todas as duplas sertanejas existentes, não só dentro dos palcos, mas principalmente fora dele!
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias da TV e celebridades desde 2013, com passagens em diversos sites da área. No TV Foco desde 2019, trago notícia com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e das celebridades, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: