Confira tudo sobre o decreto urgente do órgão cravando a retirada às pressas de uma marca muito popular de chocolate dos mercados devido à presença de chumbo e outro metal pesado em excesso em produto
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma das principais autarquia do Governo, a reguladora visa garantir a manter a saúde da população brasileira. Hoje, por exemplo, falaremos sobre a proibição do órgão, e retirada às pressas dos mercados, contra uma marca popular de chocolate devido à presença de chumbo e outro metal pesado no produto.
É importante frisar a importância da atuação da Anvisa, visto o quão grande é o consumo de chocolate não só no Brasil, mas também no mundo. O alimento a base de cacau é um dos mais consumidos no dia a dia dos brasileiros, muitas pessoas o veem como indispensável em suas rotinas. Por isso, a ação da agência é de grande relevância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, em 24 de julho de 2023, segundo o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou mediante uma publicação no Diário Oficial da União (DOU), a proibição contra uma marca popular de chocolates. A motivação da agência se deu levando em conta a presença de substâncias que podem causar grandes riscos à saúde pública, sendo o chumbo e o cádmio.
Os lote 09/23 do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco foram arrancados dos mercados pela Anvisa. A decisão se deu devido aos resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, conforme o laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz.
Situação atual da marca e do produto
O problema ocorreu de forma pontual, em lotes específicos, sendo assim, os demais alimentos da empresa não sofreram nenhuma interferência da Anvisa, inclusive o produto proibido, já que os outros lotes estavam aptos para consumo. Dessa forma, mantendo sua plena atuação no mercado, já que a situação foi devidamente resolvida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, é importante mencionar que, até o momento, não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa, lembrando que o espaço permanece em aberto para manifestações sobre o caso. O TV Foco sempre está atento a qualquer pronunciamento e retratação por parte das empresas.
Quais os riscos à saúde o Cádmio e o Chumbo podem oferecer?
O cádmio e o chumbo são metais pesados que podem ser encontrados em alimentos devido à contaminação ambiental, industrial e agrícola. O cádmio é liberado no meio ambiente principalmente por meio de atividades industriais, como mineração e produção de baterias, e pode se acumular em alimentos como grãos, vegetais de folhas verdes e frutos-do-mar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Já o chumbo pode estar presente em alimentos devido à poluição do ar, solo e água, além de ser encontrado em algumas práticas agrícolas, como o uso de tintas à base de chumbo em estruturas de armazenamento de água. Segundo o portal ‘BVS’, o elemento produz efeitos deletérios no sistema nervoso central e periférico, gerando alterações de comportamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de danos aos rins, efeitos adversos no desenvolvimento infantil e aumento do risco de doenças cardiovasculares. E em casos mais graves, os danos cerebrais e renais podem levar à morte. Sendo assim, a exposição a esses metais pode representar riscos à saúde, causando sérios problemas à saúde.
O que a Anvisa fiscaliza?
Para quem não sabe, a agência funciona em forma de autarquia, ou seja, tem o poder de comandar a si própria. Ela faz o controle sanitário em prol da saúde da população, e tem poder para fiscalizar tanto produtos nacionais quanto importados.
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço.