O órgão vinculado ao Ministério da Saúde agiu às pressas e cravou a proibição o mais rápido possível de chocolate amado após as irregularidades
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua no Brasil garantindo a segurança, qualidade e eficácia de uma série de produtos e serviços de nosso cotidiano. Sempre em atividade, o órgão exerce uma série de proibições para garantir o bem-estar de todos. Dessa vez, falaremos de um decreto contra uma famosa marca de chocolate popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que, em julho do de 2023, de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa publicou uma resolução onde cravou a interdição cautelar do lote 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau.
Vale dizer que, ambos os produtos eram da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA. A real sobre a proibição foi levando em consideração o resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo. Tudo isso foi identificado por um laudo de análise fiscal inicial nº 737.1P.0/2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante dizer ainda que, os resultados foram emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo. A presença de cádmio e chumbo pode ser muito prejudicial para a saúde. As substâncias podem ser encontrados em alimentos por conta da contaminação ambiental, industrial e agrícola.
A decisão foi tomada levando em consideração os resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, segundo Laudo de análise fiscal inicial nº 737.1P.0/2023, referente ao produto Cacau em Pó, da marca Qualicau, lote 10/23 RS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SITUAÇÃO AGORA
Vale lembrar que a empresa cumpriu as determinações da Anvisa. Além disso, somente o lote contaminado tinha sofrido uma punição. Sendo assim, a empresa segue funcionando normalmente com seus produtos sendo vendidos no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que o chumbo e o cadmio pode causar a saúde?
Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A exposição crônica ao cádmio causa toxicidade nos rins e nos ossos. A exposição crônica também pode estar associada ao câncer de pulmão e ao enfisema. Ou seja, ambos os metais são prejudiciais são perigosos.