ALERTA!
Chocolate com chumbo e metal: Marca popular é arrancada às pressas dos mercados após decreto da ANVISA
15/07/2024 às 18h36
Se surpreenda ao saber tudo sobre a proibição do órgão contra uma marca muito popular de chocolate e sua retirada às pressas dos mercados devido à presença de chumbo e outro metal em produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por regular e fiscalizar diversos produtos e serviços relacionados à segurança alimentar e sanitária. O órgão é vinculado ao Ministério da Saúde e é de grande importância na área, sendo um forte aliado do Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, por exemplo, falaremos de uma atuação muito importante da autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência reguladora tem o poder bem como de dar aval de liberação a produtos e serviços bem como restringi-los. Dessa vez, vamos falar sobre uma proibição cravada pela Anvisa contra uma marca famosa de chocolate devido à presença de chumbo e metal no produto. O mesmo, teve de ser retirado às pressas dos mercados mediante decreto da agência.
Bom, o caso é bastante recente, tendo ocorrido em 24 de julho de 2024, segundo o portal oficial da ‘Vigilância Sanitária de Santa Catarina’. A Anvisa, então, informou mediante uma resolução a proibição contra uma marca popular de chocolates. A motivação da proibição se deu levando em conta presença de substâncias que podem causar grandes riscos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O chocolate é um grande amante dos brasileiros. Amargo, ao leite, com castanhas, branco, se tem chocolate, a chance de ser gostoso é grande. O alimento a base de cacau pode ser consumido de diversas formas e é muito querido nosso país. No entanto, a marca que citaremos precisou ser retirada às pressas dos mercados devido ameaça a saúde pública.
Os lote 09/23 do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco foram arrancados dos mercados pela Anvisa. A decisão foi tomada devido aos resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, conforme o laudo de análise emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, estando acima do permitido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como está a situação dos produtos agora em julho?
Vale dizer que, o problema ocorreu de forma pontual, em lotes específicos, sendo assim, os demais produtos da empresa não sofreram nenhuma interferência da Anvisa, inclusive o produto proibido, já que os outros lotes estavam aptos para consumo. Dessa forma, mantendo sua plena atuação no mercado, já que a situação foi devidamente resolvida.
Aliás, é importante mencionar que, até o momento, não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa, lembrando que o espaço permanece em aberto para manifestações sobre o caso. O TV Foco sempre está atento a qualquer pronunciamento e retratação por parte das empresas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 100kg de carne podre: A interdição da Anvisa contra açougue e padaria tradicional em SP por flagra nojento
● Coágulos no cérebro e AVC: JN paralisa país com decreto da ANVISA contra produto nº1 entre jovens
● Carne de cachorro: ANVISA determina fechamento urgente de açougue após nojeira
Quais os riscos à saúde o Cádmio e o Chumbo podem oferecer?
O cádmio e o chumbo são metais pesados que podem ser encontrados em alimentos devido à contaminação ambiental, industrial e agrícola.
- O cádmio é liberado no meio ambiente principalmente por meio de atividades industriais, como mineração e produção de baterias, e pode se acumular em alimentos como grãos, vegetais de folhas verdes e frutos-do-mar.
- Já o chumbo pode estar presente em alimentos devido à poluição do ar, solo e água, além de ser encontrado em algumas práticas agrícolas, como o uso de tintas à base de chumbo em estruturas de armazenamento de água.
Segundo o portal ‘BVS’, o elemento produz efeitos deletérios no sistema nervoso central e periférico, gerando alterações de comportamento.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para denunciar à Anvisa, acesse o site oficial da agência e procure pela seção de “Denúncias”. Preencha o formulário online com as informações solicitadas, como descrição do problema e dados de contato. Você também pode entrar em contato pelo telefone 0800 642 9782. As denúncias podem ser anônimas, mas é recomendável fornecer detalhes para uma melhor investigação.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.