Até venda à Fiat: despedida e ressurreição das cinzas após anos
Hoje em dia sabemos que existem diversas marcas consagradas do ramo de automóveis, como Fiat, Volks, Chevrolet, Toyota e mais, que ganharam a admiração de milhares de brasileiros.
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Todavia, o que muita gente não faz ideia é que uma das montadoras colossais que já esteve em solo brasileiro, acabou ruindo, tendo que fechar às portas após anos.
Após a grande crise, a montadora foi vendida para a Fiat e teve o encerramento da produção decretado, para a surpresa de muitos.
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Estamos falando da Fábrica Nacional de Motores. Para quem não conhece, a empresa iniciou sua trajetória em 1939, quando o coronel Antônio Guedes Muniz propôs a construção de uma fábrica de motores aeronáuticos, segundo informações expostas no Wikipédia.
Em meados de 1949, a montadora de fato se encontrou, fixando um acordo com a marca italiana Isotta Fraschini, fazendo com que a FNM se tornasse a primeira empresa a fabricar caminhões no Brasil. Dessa forma, não demorou muito para a empresa estrear o D-7.300, modelo de cabine convencional, motor a diesel e capacidade para 7,5 toneladas de carga.
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Contudo, novamente para a tristeza dos clientes, o sucesso não vingou como esperado e a montadora viu na venda a solução para dar fim aos problemas. Assim, em 1977, a empresa foi repassada à Fiat, que seguiu com a produção por mais 2 anos, fechando às portas da empresa logo em seguida.
Apesar de milhares de caminhões FNM ainda circularem pelo país, a marca deixou de ser usada após a Fiat encerrar a produção dos modelos no ano de 1985. Porém, novamente, a história teve uma grande reviravolta.
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O que de fato aconteceu?
De acordo com informações coletadas no Estadão, em 2020 a marca ressurgiu das cinzas e voltou ao cenário nacional. Diferente dos caminhões FNM antigos, esses são elétricos e rodam praticamente sem emitir nenhum ruído, além de não poluírem. No ano de 2021, a FNM Elétricos já tinha recebido mais de 7 mil encomendas dos novos caminhões, de diversas empresas, sendo o lote mais representativo adquirido pela Ambev, onde foram realizados os testes.
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Quais são os carros mais baratos do Brasil atualmente?
- Fiat Mobi: R$ 69.990.
- Renault Kwid: R$ 71.190.
- Citroën C3: R$ 72.990.
- Fiat Argo: R$ 80.990. .
- Hyundai HB20: R$ 82.890.
- Renault Stepway: R$ 83.990.
- Chevrolet Onix: R$ 85.290.
- Volkswagen Polo Track: R$ 87.290.