Christina Lemos paralisou o Jornal da Record com alertas para não perder o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social
Ao vivo no Jornal da Record do dia 12 de agosto, Christina Lemos paralisou o jornalístico para confirmar 5 alertas para que as pessoas não percam o benefício do INSS.
Isso porque hoje em dia é muito comum os golpes virtuais, principalmente com pessoas mais idosas com acesso limitado a internet ou que costumam resolver as pendências por meio de telefone, são os alvos preferidos dos bandidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Golpe do consignado é um tipo de fraude que tem como alvo, sobretudo, aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos. Isso porque essas pessoas se enquadram nos critérios determinantes para contratação deste tipo de crédito.
Assim, o golpe do empréstimo consignado é uma tentativa de enganar pessoas com falsas oportunidades de crédito, mais especificamente, empréstimos consignados.
De modo geral, os golpistas entram em contato com as vítimas oferecendo taxas de juros baixas e condições de pagamento favoráveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conseguem, durante a conversa, coletar os dados dessas pessoas, como número do CPF, dados bancários e comprovantes de renda, e, assim, contratar empréstimos consignados no nome delas (cujas parcelas serão descontadas automaticamente do benefício das vítimas por anos, mas o depósito do crédito contratado cairá na conta do golpista).
Outra prática comum dos golpistas é solicitar que a vítima pague taxas antecipadas para cobrir supostos custos administrativos ou seguros. Após o pagamento, o golpista desaparece
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para conseguir evitar esse tipo de golpe e perder totalmente o benefício do INSS, a jornalista comentou 5 formas que ajudam a evitar que a pessoa caia nesse golpe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentados e pensionistas do INSS têm sido alvo de quadrilhas que pedem empréstimos consignados sem o conhecimento dos segurados.
- Os consignados são sempre intermediados por bancos ou instituições financeiras; portanto, o INSS nunca entra em contato para empréstimos.
- Qualquer e-mail, mensagem ou ligação de alguém que se passe por funcionário do INSS para oferecer esse tipo de serviço é uma indicação de fraude.
- É importante que o beneficiário fique sempre de olho no extrato da conta para identificar qualquer desconto indevido.
- No caso de suspeita de fraude, o INSS orienta a vítima a informar imediatamente o banco onde o benefício é pago e registrar uma reclamação no Portal do Consumidor.
QUANTAS PESSOAS JÁ CAÍRAM EM GOLPE DO INSS?
Um estudo recente da Nord Security revela que aproximadamente 71% dos brasileiros já se tornaram vítimas de pelo menos um golpe online. O levantamento, que contou com a participação de 1194 cidadãos maiores de 18 anos, foi realizado entre os dias 20 e 22 de março de 2023. Segundo o relatório, as fraudes mais comuns estão ligadas a finanças e informações bancárias.
Vale destacar que R$1.412 é o salário mínimo base usado para o cálculo dos pagamentos do INSS.