PROIBIÇÃO!

Fragmentos de chumbo e metal: Marca amada de chocolate é arrancada dos mercados após decreto da ANVISA

11/06/2024 às 19h25

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Marca amada de chocolate é arrancada dos mercados após decreto da ANVISA - Foto: Internet

A marca queridinha acabou sendo barrada pelo órgão após sérias irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos órgãos mais importantes quando o assunto se trata de qualidade e segurança de uma série de serviços e produtos presentes no nosso cotidiano. Aliás, até mesmo as grandes marcas passam pela inspeção da autarquia, como foi o caso de uma marca popular de chocolates que acabou sendo barrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, quase 100% da população é amante de chocolate. Seu consumo no Brasil chega a ser exagerado, tendo o mercado no ramo como um dos mais rentáveis do país. O doce realmente nos traz uma sensação de bem-estar.

Porém, uma marca em especial acabou sendo alvo da ANVISA. Acontece que, foi publicada a RESOLUÇÃO-RE Nº 2.724, DE 24 DE JULHO DE 2023, no Diário Oficial da União de 26/07/2023, que determina a interdição cautelar dos lotes 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Independente da forma, o chocolate é muito amado (Foto: Reprodução/ Internet)
Marca de chocolate foi barrada pela ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)

É importante frisar que, ambos são da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco. As informações são do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Vale dizer ainda que, a decisão se deu por conta dos resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, segundo Laudo de análise fiscal inicial nº 737.1P.0/2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a fonte, os lotes são “referente ao produto Cacau em Pó, da marca Qualicau, lote 10/23 RS, com validade até 09/03/2024, e Laudo de Análise Fiscal inicial nº 926.1P.0/2023, do produto Chocolate em Pó 50% Cacau, marca Qualicau, lote 09/23 RS, com validade até 03/03/2024, emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.”

Esses foram os produtos que sofreram uma interdição cautelar (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Esses foram os produtos que sofreram uma interdição cautelar (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Para quem não sabe, o cádmio e o chumbo são metais pesados encontrados em alimentos pela contaminação ambiental, industrial e agrícola. A primeira substância é liberada no meio ambiente, principalmente, por meio de atividades industriais, como mineração e produção de baterias, e pode se acumular em alimentos como grãos, vegetais de folhas verdes e frutos-do-mar.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por sua vez, o chumbo pode estar em alimentos pela poluição do ar, solo e água, além de ser encontrado em algumas práticas agrícolas, como o uso de tintas à base de chumbo em estruturas de armazenamento de água.

Em tese, a exposição dos indivíduos a esses metais pode ser visto como um grande riscos à saúde, causando problemas como danos ao sistema nervoso, além de danos nos rins, efeitos adversos no desenvolvimento infantil e aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Agente da Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução / Internet)
Agente da Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução / Internet)

SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA

Pelo problema ter sido causado de forma pontual em lotes específicos, os demais alimentos não foram afetados. Dessa forma, a marca segue mantendo sua plena atuação no mercado. Vale destacar que, até o momento, não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa, lembrando que o espaço permanece em aberto para manifestações.

Como denunciar uma marca a Anvisa?

Para fazer uma denúncia a Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados

Anvisa

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.