Alguns veículos não é necessário o uso da CNH e ciclistas estão levando multa
A CNH é o documento obrigatório para todos os motoristas conduzirem os seus veículos e suas viradas já estão confirmadas, com o fim da habilitação para alguns estilos de veículos e também ciclistas precisam ficar atentos para não tomarem multa.
No primeiro semestre desde ano, o Conselho Nacional de Trânsito (CONATRAN) criou uma nova classificação para ciclomotores, explicando quais são os modelos que não necessitam do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, ficou dividido entre 3 grupos, sendo eles:
- Ciclomotor: Veículos com 2 ou 3 rodas, motor até 50cm³ e velocidade máxima de 50km/h
- Bicicleta: Veículo movido exclusivamente pela força humana;
- Patinetes, Monociclos motorizados e skates: Dispositivos de mobilidade individual autopropelidos.
Diante desse cenário, os veículos ciclomotores agora é necessário a utilização da CNH, já os outros dois grupos não é necessária ter posse do documento para conduzir os veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por falar em bicicletas, todos os ciclistas precisam estar atentos, já que precisam seguir as normas de conduta referentes às boas práticas, já que usam o espaço de tráfego de veículos.
De acordo com o portal ‘Auto Esporte’, o artigo 255 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) deixa claro que é proibido conduzir as bicicletas de maneira agressiva e que gere algum risco para os pedestres ou os carros que estão na pista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso esteja infringindo essa regra, o ciclista será penalizado com 4 pontos na CNH, já que é considerada uma infração média, e além disso ainda leva uma multa no valor de R$130,16.
Caso a pessoa não possua o documento de habilitação, ele será multado da mesma maneira, com a infração sendo registrada através do número do CPF.