As operadoras de celular como a Claro, Tim e Vivo são surpreendidas com novidade e precisam seguir a tendência. Isso porque, as empresas precisam colocar novo substituto do chip em vigor no Brasil
O Brasil é um país recheado por grandes empresas e diversos setores de empreendimentos. No ramo de telecomunicações, por exemplo, podemos citar várias companhias gigantescas como as operadoras Vivo, Claro e Tim, que ofertam serviços de telefonia fixa e móvel (via chip), internet banda larga, televisão por assinatura e comunicação por satélite.
Recentemente, um decreto surpreendente a respeito do fim do chip físico, tem feito empresas como as gigantes que mencionamos anteriormente, colocarem um substituto em vigor no Brasil. Segundo a ‘Juniper Research’, o chip físico, ou SIM card, tem entrado cada vez mais em desuso, revelando uma série de pessoas passando para o uso da tecnologia eSIM em seus aparelhos telefônicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer também que, o SIM Virtual possibilita que os usuários usufruam de mais de uma linha e conexão em um único chip, que por sua vez, já vem integrado ao dispositivo. Segundo os dados da pesquisa da ‘Juniper Research’, cerca de 1,2 bilhão de linhas telefônicas usam este tipo de artifício nos aparelhos atualmente.
Todavia, a expectativa é que o número se triplique em relação aos últimos dados de 2021, fazendo com que as grandes operadoras, como a Claro, Tim e Vivo mudem a forma de disponibilizar o serviço aos clientes e passem a adotar a nova tecnologia. É importante destacar que, metade dos 8,05 bilhões de linhas ativas no mundo passem a operar pelo eSIM.
Essa tecnologia não se limita apenas aos celulares ou tablets conectados em uma rede, possibilitando ainda que uma série de aparelhos possam usar a conexão, como geladeiras inteligentes. Hoje, a nova modalidade só está disponível para aparelhos vendidos nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Europa e na Ásia, o uso de eSIM está ganhando cada vez mais adeptos e a expectativa é que mais operadoras e fabricantes de smartphone adotem essa prática ao longo dos próximos meses. Com a popularização do serviço, é esperado que operadoras brasileiras como a Claro, Tim, Vivo, entre outras, se adaptem cada vez mais para colocarem a tecnologia em funcionamento.
Qual é a operadora mais utilizada no Brasil?
Segundo a Anatel, a Vivo é a operadora com maior com quantidade de assinantes dos serviços de telecomunicações. Em segundo lugar, vem a Claro e, em terceiro, a TIM. No entanto, a Claro, que oferece uma gama variada de serviços, é considerada a maior operadora da América Latina, possui 71,8 milhões de clientes no Brasil, sendo a segunda maior operadora local.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE