O QUE ACONTECEU?

Alerta geral aos clientes da Claro, Vivo e Tim: Anatel paralisa JN com comunicado que atinge em cheio operadoras

Jornal Nacional, Anatel

Notícia ganhou destaque no Jornal Nacional (Foto: TV Globo)

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Responsável pela fiscalização do setor, a Agência de Telecomunicações adotou novas regras contra as ligações em excesso promovidas pelas empresas

Em fevereiro, Renata Vasconcellos chamou atenção das operadoras brasileiras, no Jornal Nacional, da Globo. Durante a exibição, a apresentadora destacou um comunicado da Anatel, que detectou novos obstáculos e saiu em defesa dos clientes.

O anúncio envolveu grandes marcas, como Claro, Vivo e Tim. “A Agência de Telecomunicações lançou mais medidas contra o problema que desafia a paciência dos brasileiros”, disse a jornalista, ressaltando as ligações excessivas que acontecem por parte das empresas.

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O que houve?

Segundo o Jornal Nacional, cerca de 22 bilhões de ligações indesejadas chegam a ser realizadas por mês. No entanto, boa parte desse número sai das prestadoras de serviços terceirizados. Agora, para resolver a situação, uma nova ordem já entrou em vigor e foi comunicada pela Globo.

De acordo com a Anatel, a Claro, a Vivo, a Tim, entre outras companhias, terão que proibir as contratadas de fazerem ligações excessivas. Por causa das denúncias, a agência destacou ainda as ligações de robôs, que sequer têm algum proposito. Além disso, surgem ainda as tentativas de golpes.

Para atender à demanda, a ação terá controle com envios de relatórios periódicos, detalhando as chamadas. Desde 2019, a Anatel vem armando planos para evitar esse tipo de problema. No site “Não Me Perturbe”, por exemplo, os clientes podem pedir pelo fim das ligações de telemarketing.

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Anatel assume a missão de fiscalizar atividades do setor de telecomunicações no Brasil (Foto: Divulgação)

O que fazer quando receber uma chamada indesejada?

Se houver solicitação de dados, o cliente deve desligar o telefone imediatamente. Depois, entrar em contato com o telefone oficial da empresa e pedir que não entre mais em contato. “Hoje, nós já temos abertos mais de 24 processos sancionatórios”, disse Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel.

Mas, caso continuem insistindo, o cliente pode levar a ação a fundo e a responsável terá que arcar, inclusive, com pagamentos jurídicos. “Cada processo pode levar uma multa de até R$ 50 milhões. Hoje, nós temos multadas algumas empresas de diversos setores da economia, somando um valor aproximado de R$ 39 milhões”, acrescentou.

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As operadoras recebem comunicado da Anatel sobre ligações em excesso aos clientes (Foto: Divulgação)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias do Jornal Nacional, na Globo!

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

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