Uma lei da ANTEL (Agência Nacional de Telecomunicações) acerta em cheio todas as operadoras do Brasil e clientes da Claro, Vivo e Tim precisam de atenção
Em vigor em todo o país, uma lei da Anatel traz cancelamento de linhas quando clientes da Vivo, Tim e Claro praticam alguma dessas ações. Então, se não quer fazer parte da lista, é necessário atenção.
Hoje, as principais operadoras do país oferecem diversos tipos de produtos e é importante saber dos seus direitos e deveres. E hoje, temos uma notícia falando dos seus deveres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time de especialistas em empresas do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Canal Tech, nós reunimos aqui o que faz a sua linha ser cancelada.
ANATEL CIENTE
- A Anatel é a responsável por regularizar a lei;
- Vivo, Tim e Claro seguem as ordens;
- Todas as operadoras precisam cumprir;
- Os clientes também precisam saber dos seus deveres.
O QUE FAZ A SUA LINHA SER BLOQUEADA?
Primeiramente, é importante destacar que não recarregar o celular é o que fará sua linha ser cancelada. Ou então, se você tiver um plano e ficar em débito.
Mas, é aí que entra a obrigação das operadoras. Em ambos os casos, ela não pode simplesmente bloquear sua linha. Ela passará por essas 3 etapas, que servem de alerta para você.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista em vigor confirma férias de 45 dias à lista de trabalhadores em 2025
● Desconto no salário e corte nas férias: Lei trabalhista revela 1 atitude que reduz 2 direitos dos CLTs
● Tchau, trabalhar até os 60: INSS libera aposentadoria com 20 anos de contribuição para 10 profissões em 2025
Na primeira etapa, segundo a Resolução nº 632 da Anatel, quando constatado que os créditos acabarem ou débito em aberto, é dever da operadora informar o cliente sobre a situação.
Sendo assim, vamos a segunda etapa, onde após avisado, caberá ao cliente recarregar ou pagar o débito. Ele terá 15 dias após a notificação para fazer algo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se não fizer, a operadora poderá tomar algumas iniciativas como:
- Originação de chamadas telefônicas;
- Mensagens de texto (SMS);
- Outros serviços e facilidades da operadora.
Então, entramos na terceira e última etapa. A operadora vai informar a suspensão dos serviços e após 30 dias dessa paralisação parcial de benefícios, o beneficiário poderá ter o serviço cancelado oficialmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operadora ainda terá 7 dias para informar a rescisão do contrato. Então, após todas essas etapas, o seu número estará disponível para a operadora comercializar com outro cliente.
CONCLUSÕES FINAIS
Graças a legislação da Anatel, clientes da Vivo, Tim, Claro e outras operadoras que não se atentarem a essas 3 etapas, vão ter a linha cancelada e dessa maneira, perder o chip.
ENTÃO, O QUE FAZER?
Pague as contas em dia se tiver plano ou então, ao menos coloque crédito regularmente. Perder o número pode ser uma grande dor de cabeça, afinal, seus contatos podem ser perdidos.