Este ano, as empresas de serviços para celulares decidiram mudar estratégias, após anos dando uma série de vantagens para atrair clientes
O uso das redes sociais se tornou indispensável nos últimos anos. Diante de uma verdadeira revolução digital, as marcas como Claro, Vivo e Tim, que oferecem planos para smartphones, precisaram se reinventar.
Enfrentando uma ampla concorrência entre si, o trio passou a ofertar uma série de vantagens para atrair o maior número de clientes possível. Dentre elas, o uso ilimitado de plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp.
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O valor dos pacotes varia em cada uma das empresas. Mas, claro, a liberdade de poder acessar as redes sociais sem descontar do pacote de dados garantiu uma enorme de lista de novos pagantes fixos às companhias em questão.
Porém, este ano, segundo o Tecnoblog, as coisas mudaram, como já foi anunciado. O serviço, conhecido como Zero Rating, já passou a ser encerrado nos 3 serviços mais básicos, como o Claro Flex, Vivo Easy e o Tim Controle, que já estão descontando o uso do Instagram e do Facebook, sob a supervisão da Anatel.
Apesar de ainda não ter ganhado um limite como as outras redes sociais, o WhatsApp, de forma gratuita pelo 4G, também pode ser estar com os dias contados já em 2024. Segundo Cristian Gebra, vice-presidente da Vivo, a liberação desse tipo de benefício foi um erro por parte das companhias, que já vêm adotando novas estratégias comerciais.
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Com a repercussão, acendeu a possibilidade de o aplicativo de conversas também pode deixar de ser “grátis”. “Estamos discutindo que deveria haver um equilíbrio maior dos que contribuem para a expansão da rede. Também estamos comercialmente discutindo que, uma vez que eles são os grandes geradores de tráfego”, disse o representante da operadora à Valor Econômica.
Em entrevista ao Broadcast, do Estadão, diretor de receitas da TIM, Fábio Avellar, concordou com o líder da empresa concorrente. Ele ressaltou que ter um tráfego não remunerado sempre gera prejuízo. O assunto, no entanto, ainda tem gerado discussões.
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Qual a função da Anatel?
Em parceria com o Governo Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações é responsável por regular a comunicação no território nacional. Essa entidade fiscaliza, impõe regras e tem papel de intermediar questões necessárias entre operadoras e consumidores.
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