Olá, queridos leitores deste querido site. A coluna É POP! está de volta após duas semanas sem publicações, agora com muito mais energia que de costume. Nesse período ausente, além das brigas, fim de melhores amizades, separações e até casamentos por quem defendia os mesmos candidatos, muita coisa aconteceu no mercado fonográfico nacional e internacional. Uma melhor que a outra. Quer ficar por dentro de tudo? Então vamos lá, guys!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim de linha
Há pouco tempo, foi divulgado na imprensa que Anitta – amada e odiada por todos – representaria o Brasil na disputa por uma vaga no EMA (Europe Music Awards), que acontece dia 9 de novembro, em Glasgow (Escócia), especificamente na categoria EMA Worldwide Act, mas isso não aconteceu. A responsável por derrubar a poderosa foi Dulce María, eterna rebelde. Entretanto, a mexicana parte agora para a terceira fase na qual concorrerá com o grupo Fifth Harmony, grupo formado na segunda temporada do extinto The X Factor EUA, e com as bandas 5 Seconds Of Summer (Austrália) e One Direction. A vida complicou agora, Dulce…
Vale lembrar que Anitta concorreu na primeira fase contra Pitty, Marcelo D2, Projota e MC Guimê, ou seja, mamão com açúcar até pelo estilo mais pop da cantora. Por onde anda a MC Bruninha? Ah, ela está na Fazenda da Record. Imagino a reação dela quando souber da notícia… Podem comemorar vocês também, haters!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Suspense
Nicki Minaj divulgou na última quinta-feira (30) um vídeo bem sugestivo na sua conta do Instagram. Nele há uma compilação de trechos dos últimos clipes que contaram com a participação da cantora: Anaconda, Bang Bang, Pills and Potions e Lookin’ Ass Nigga. A estratégia é parte da jogada de marketing para divulgar o novo álbum da rapper, The Pinkprint, que chega às lojas no próximo mês.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Muitos associaram a divulgação às medidas tomadas por Beyoncé, no lançamento do Visual Album ocorrido em 2013. De qualquer maneira, o público já está criando teias de aranha no corpo de tanto esperar pelo CD. O novo single de Nicki Minaj, após Anaconda, é agora Only, em parceria com Drake, Lil Wayne e Chris Brown – time bem forte! E falando em single…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Espaço em Branco
Taylor Swift, definitivamente cantora pop, já divulgou qual será o seu novo single retirado do novo álbum, 1989. Trata-se de Blank Space, música chiclete e de batida marcante, uma das mais bem aceitas pelos fãs [juro que a primeira coisa que me veio na mente ao acordar hoje foi essa melodia]. Na letra, observamos uma garota corajosa e cheia de esperança na conquista de um rapaz. “Tenho uma longa lista de ex-namorados, eles te dirão que sou maluca. Pois, você sabe, eu adoro os jogadores e você ama o jogo”.
Confira a capa do single:
Muito sincera a moça… Fica tranquila, Taylor, que todos nós conhecemos muito bem a sua trajetória amorosa [risos]. Agora mais do que nunca. Segundo informações divulgadas pela Billboard, 1989 vendeu mais de meio milhão de cópias em seu primeiro dia de vendas e deve dobrar esse número nas próximas semanas. Começou com pé direito! Na próxima edição da coluna tem uma análise exclusiva da tracklist do CD. Aguardem!
A música mais grudenta do pop
De acordo com uma pesquisa britânica divulgada neste sábado (1), Wannabe, música de estreia do grupo britânico Spice Girls, foi considerada a mais grudenta do pop. O método utilizado pelo estudo foi o jogo interativo Hooked on Music, no qual os doze mil participantes deveriam identificar diversas canções, desde hits da década de quarenta até o período atual.
A média de Wannabe foi 2,3 segundos, enquanto as demais foram reconhecidas em 5 segundos. Na lista, apareceram em segundo e terceiro lugar Mambo No. 5, de Lou Belga (2,48 segundos), e Eye Of The Tiger, do antigo grupo Survivor (2,62 segundos), respectivamente. Lady Gaga ainda apareceu na lista ocupando o quarto lugar com a balada Just Dance. Esta é apenas uma parte do estudo que tem como objetivo chegar até os elementos responsáveis por transformar uma música comum em um grande sucesso. Vocês concordam com esse resultado?
Relembre:
Plágio
Na última quinta-feira (30), Claudia Leitte iniciou a pré-venda do seu novo EP, Sette, nas lojas virtuais do iTunes e Google Play, e disponibilizou ainda pelo Spotify, Deezer e Rdio. Curiosamente, seis músicas inéditas compõem o extended play (Matimba, Cartório, Foragido, Carreira Solo, Abraço Coletivo e Salvador), sendo que a sétima será divulgada apenas daqui a algumas semanas. Com mistura de vários ritmos, o trabalho conta com a participação do cantor baiano de reggae Edson Gomes na faixa Foragido, e ainda destaca a zumba, o kuduro e o tradicional axé no single Matimba.
Tudo bonito e bem produzido, mas um detalhe em si chamou atenção: a capa do EP. Após o lançamento, houve bombardeio de críticas e piadas pela semelhança gritante com a imagem de Hold It Against Me, música da cantora Britney Spears em 2011. Claro que muita gente defendeu a brasileira, afirmando que a capa dela está mais bonita e que a diferença entre as duas é que ela canta e a Britney não [veneno define]. Daqui a pouco os fãs da princesinha do pop aparecem aqui nos comentários… E essa não é a primeira vez que Claudinha bagunceira e largadinha (ba dum tssss…) é acusada de plágio.
Tem até vídeo criado por internauta:
https://www.youtube.com/watch?v=vqHhAxHv4NM
Recapitulando: Abertura de show no Rock in Rio 2011 idêntica a da mesma Britney Spears citada anteriormente e saída do mesmo show [mal sucedida] “inspirada” em apresentação de Chris Brown (vídeo acima); figurinos de Jennifer Lopez e Beyoncé “adaptados”; comportamento na poltrona do The Voice Brasil simulando juradas americanas; enfim, a lista não é pequena! Que atire a primeira pedra a cantora que nunca seguiu as “referências universais” que sempre fizeram sucesso. Lady Gaga teve como “inspiração” música de Madonna, Shakira protagonizou clipe de Copa do Mundo criado a partir de outro já existente e também o hit Loca, condenado por plágio da composição Loca con su Tiguere, escrita pelo dominicano Ramon Arias Vasquez. Sobre Anitta, meu pai do céu, é melhor nem iniciar os argumentos…
Recentemente, Blurred Lines, de Robin Thicke, parou nos tribunais (todos os detalhes na próxima edição), pelo mesmo motivos das acusações já citadas, o que prova o fato de todos os artistas correrem tal risco, mas bom senso nunca é demais. Apesar desse cenário, o EP Sette alcançou a primeira posição no ranking dos álbuns mais vendidos do iTunes Brasil, superando até Taylor Swift e seu 1989. Não é atoa que Claudia Leitte vive um dos melhores momentos da carreira e a tendência é que o trabalho ganhe cada vez mais destaque. Sucesso, loira! A gente critica, mas também sabe elogiar.
Halloween
No último dia 31 de outubro, aconteceu a tradicional festa do Halloween, típica dos países que tem como língua o inglês, e que chega também aos territórios brasileiros em menor potencial. Para critério de comparação, o evento movimenta todas as cidades do país, com o Trick or treat? (Gostosuras ou travessuras?), e pode ser considerado o “carnaval dos americanos”, genericamente em nível de popularidade se comparado ao Brasil. A coluna separou as fantasias mais legais utilizadas pelos famosos. Tem Blue Ivy de Michael Jackson, Iggy Azalea de As Branquelas, Rihanna de tartaruga ninja e até Katy Perry fantasiada de Cheetos. Muito divertido esse dia das bruxas!
Confira:
A coluna É POP! fica por aqui, mas continue ligado no conteúdo publicado pelo TV Foco. Para críticas, sugestões e elogios, estou no twitter e instagram (@MarcosMartinsTV). Sinta-se à vontade para deixar as suas opiniões, afinal essa coluna é escrita para vocês. Até a semana que vem e um abraço a todos. É POP! É audiência! É TV Foco!
Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)