COLUNA

Apelando para clichê e bizarrice: Globo vai recuperar público que a rejeitou no horário nobre?

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

"Além da Ilusão", "Jornal Nacional" e "Pantanal" vão ocupar o horário nobre (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo passou por um dos momentos mais difíceis durante a pandemia, mas não vai demorar muito para a emissora recuperar seu público

Rejeitada pelo próprio público, a Globo se viu desamparada ao colocar tramas inéditas pela primeira vez durante a pandemia nos últimos meses. A emissora carioca teve uma queda brusca de audiência durante o momento em que estava disposta a estrear novelas interessantes em pleno isolamento social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que a platinada não imaginava é que os telespectadores iam detestar as três tramas inéditas logo de cara, deixando os próprios atores decepcionados. A dúvida que pairou no ar envolvia a possibilidade da própria emissora ter falhado na divulgação de seus folhetins.

“Um Lugar ao Sol”, por exemplo, se tornou alvo de críticas dos próprios protagonistas, que não gostaram nada de ver que a emissora mal fez divulgações para a sua estreia. Alinne Moraes chegou a reclamar publicamente da alteração de horários da trama para a exibição de jogos de futebol. Cauã Reymond curtiu posts criticando a falta de atenção da Globo com o folhetim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nos Tempos do Imperador” se tornou o maior fracasso do horário das 18h ao contar a história de Dom Pedro II. Cheia de temas polêmicas e alvo de uma enxurrada de críticas, a trama falhou ao não buscar ajuda em especialistas negros para desenvolver a narrativa. O resultado foi uma série de cenas que reproduziam um ‘racismo reverso’, além de um escândalo nos bastidores.

A emissora decidiu apostar no clichê para conseguir recuperar aos poucos o seu público. A novela “Quanto Mais Vida, Melhor!” teve uma estreia bem fria em novembro de 2021, e mesmo com um elenco estrelar acabou não chamando atenção dos telespectadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inteiramente gravada antes de estrear, a novela apresentou uma série de clichês em seus capítulos mais recentes e teve uma virada muito elogiada pelos críticos de TV no sábado de Carnaval. Os quatro protagonistas trocaram de corpos em um castigo aplicado pela própria Morte.

APONTANDO PARA O SUCESSO

Na faixa das 18h, um amor impossível chamou atenção logo de cara em “Além da Ilusão”. A estreia de Larissa Manoela na Globo mostrou uma protagonista ser assassinada pelo pai, o namorado levar a culpa e a irmã pequena dela se apaixonar pelo rapaz anos depois. As duas personagens são interpretadas pela mesmo artista, o que deixa a história ainda mais estranha e polêmica.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Além da Ilusão” começou a reagir nos últimos capítulos e já levanta a audiência do “SPTV” em São Paulo. O folhetim começou a ganhar força, apesar de sua estreia morna. Quem ganha com esse aumento são os programas que passam depois, como o telejornal local, a novela das 7 e até o “Jornal Nacional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DIVULGAÇÃO DE MILHÕES

É importante também falar como a divulgação de “Pantanal” está impecável. Em setembro do ano passado a Globo já promovia entrevistas com Alanis Guillen, protagonista da trama. Chamadas longas, participação do elenco em vários programas da casa e uma movimentação intensa nas redes sociais também fizeram a trama, que estreia dia 28, ficar entre alguns dos assuntos mais comentados entre amantes de TV.

É nítido perceber que a Globo continua sabendo fazer televisão, só passou por um período nebuloso.

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile