Novo alerta é dado a todos os clientes do Banco do Brasil e se você faz parte do grupo precisa se atentar
E muitos clientes do Banco do Brasil estão em alerta com um novo alerta sobre uma situação preocupante que tem causado muitos problemas e prejuízos.
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Segundo o que foi divulgado no próprio site do banco, no dia 30 de agosto, é extremamente importante que todos os clientes saibam dos perigos relacionados a golpes que têm se tornado cada vez mais elaborados.
Tais golpes envolvem criminosos que estão conseguindo, cada vez mais, informações pessoais detalhadas, como nome completo e até mesmo datas de documentos de identificação.
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tais informações são adquiridas por meio de práticas como phishing* ou até mesmo através de detalhes disponíveis nas redes sociais.
É um tipo de crime cibernético popular no qual os criminosos tentam obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, informações bancárias ou outros dados pessoais, fingindo ser uma entidade confiável
Cuidado é golpe!
O comunicado em questão é focado especialmente no golpe conhecido como “falso motoboy”.
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Nessa modalidade de golpe, os criminosos ligam para os indivíduos, se fazendo passar por funcionários de instituições financeiras respeitáveis.
Utilizando gravações e menus que se assemelham aos reais, eles solicitam confirmação de transações suspeitas nas contas correntes ou nos cartões de crédito das vítimas, fazendo-as acreditar que seus cartões foram clonados.
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Os golpistas então orientam as vítimas a cortar os cartões ao meio e informam que um motoboy será enviado até a residência para coletá-los, supostamente para análise. Além disso, eles podem solicitar informações pessoais e a digitação das senhas.
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É fundamental entender que, mesmo com o cartão cortado ao meio, o chip do cartão permanece intacto, possibilitando que os fraudadores realizem pagamentos, transferências e compras. Mesmo sem a senha, apenas com os dados do cartão, eles conseguem efetuar compras online.
Quais cuidados eu tenho que tomar?
O Banco do Brasil ressalta que as instituições financeiras legítimas JAMAIS SOLICITAM que os cartões sejam devolvidos, mesmo que estejam vencidos ou desativados.
Além disso, elas NÃO ENVIAM motoboys às casas dos clientes para recolhê-los. Caso um cliente seja contatado dessa maneira ou receba uma visita suspeita, é de extrema importância não entregar o cartão, mesmo que ele tenha sido cortado ao meio.
Para evitar cair em golpes desse tipo, é recomendável não fornecer, digitar ou enviar senhas, informações do cartão, códigos de liberação ou imagens de QR Code em resposta a chamadas telefônicas, mensagens de WhatsApp, redes sociais, SMS ou e-mails contendo links.
O Banco do Brasil também sugere que os clientes monitorem atentamente as transações em suas contas.
O banco disponibiliza serviços de notificação por SMS ou push, que alertam sobre cada movimento realizado, permitindo que o cliente fique informado sobre qualquer atividade suspeita.
Portanto, permanecer vigilante e tomar precauções pode ser crucial para evitar cair em golpes e ter prejuízos inestimáveis.