Empresa de móveis decreta falência em meio a escândalo com clientes
Após uma série de denúncias e polêmicas envolvendo uma conhecida rival da Magalu no ramo de móveis planejados, a falência da empresa foi decretada, deixando um rastro de clientes lesados e insatisfeitos.
O escândalo veio à tona quando pelo menos 120 consumidores da região de Sumaré (SP) relataram terem pago por produtos na empresa que nunca receberam, informou o portal G1.
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A KFG Decor justificou o fechamento da empresa alegando os impactos da pandemia, mas os consumidores afirmam não terem sido devidamente informados sobre a situação.
O Procon de Sumaré informou que recebeu diversas denúncias contra a empresa, porém, com o pedido de falência, orientou os consumidores a buscarem seus direitos judicialmente, tornando a situação ainda mais complexa.
Cliente pode ficar com o nome sujo se não pagar parcelas de móvel não recebido
A situação se agravou quando alguns desses clientes, já endividados devido ao financiamento dos móveis, correram o risco de terem seus nomes negativados caso deixassem de pagar as parcelas.
Entre os lesados está Amanda Mendes, uma técnica de enfermagem de Monte Mor (SP), que fechou contrato com a KFG em junho de 2020.
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Segundo o que foi relatado por ela ao G1, foi prometido inicialmente 80 dias úteis, mas o prazo de entrega dos móveis foi adiado diversas vezes, até que ela recebeu um comunicado por e-mail informando o fechamento da empresa.
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A situação se tornou ainda mais complicada para Amanda, que havia financiado o valor dos móveis em R$ 7.450 através de um banco.
Mesmo sem receber os produtos, ela se vê obrigada a continuar pagando as parcelas para evitar que seu nome seja incluído no SPC.
Além disso, outros clientes lesados também relataram dificuldades em contatar a empresa. “Quando respondem é através de mensagens padronizadas para os clientes”, explicou a assistente fiscal Alana Moreira, de Campinas, segundo o G1.
O que acontecerá com a empresa após o pedido de falência?
Quando uma empresa declara falência, isso geralmente significa que ela não tem recursos financeiros suficientes para quitar suas dívidas, como ocorreu com a KFG Decor.
Após o pedido de falência, a empresa é submetida a um processo judicial em que seus ativos são avaliados e liquidados para pagamento dos credores.
No caso da KFG Decor, isso implica que os consumidores lesados terão que buscar seus direitos na Justiça para tentar recuperar os valores pagos pelos móveis não entregues.
Além disso, a empresa pode ser impedida de continuar suas operações comerciais e seus proprietários podem ser responsabilizados por práticas ilegais ou irresponsáveis que levaram à falência.
No caso da empresa, os consumidores afetados pela falência da KFG Decor estão enfrentando dificuldades financeiras e legais decorrentes do fechamento repentino do negócio e do não cumprimento dos contratos de venda.