Itaú promove alertas essenciais quanto a segurança para seus clientes e situação é preocupante
Não é segredo pra ninguém que os golpes executados por bandidos estão cada vez mais frequentes e variados. Todos os dias nos deparamos com histórias em que pessoas perdem valores do banco e até mesmo dos cartões de crédito por cair nessas armadilhas.
Geralmente, essas práticas fraudulentas tem como ferramenta central os meios de comunicação como; telefones, e-mails, sms e até mesmo mensagens instantâneas por redes sociais.
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A situação está tão complicada que conhecer esses golpes é uma das maneiras mais eficazes de se proteger. Pensando nisso o banco Itaú promoveu um alerta, visto que muitos dos seus clientes caíram nesses golpes.
Cuidado, é Golpe!
Nesses golpes identificados pelo banco Itaú, o modus operandi dos criminosos era padrão, geralmente o bandido entrava em contato com o cliente e se identificava como um funcionário da instituição comunicando uma suposta irregularidade na conta do cliente.
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Ao ser orientado a ligar para a central de atendimento, o cliente desconhece que os criminosos permanecem na linha. Isso possibilita que eles simulem um atendimento e solicitem que o cliente insira sua senha no teclado do telefone.
Nesse caso, a melhor maneira de se proteger é comunicar o Itaú, ou qualquer outra instituição, de imediato sobre qualquer ligação suspeita e JAMAIS fornecer seus dados pessoais ou de sua conta.
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Outra modalidade comum desses criminosos envolve a solicitação de transferências bancárias. Nesses casos, eles se comunicam por ligação ou por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, informando ao cliente sobre uma suposta irregularidade em sua conta.
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Durante essa interação, eles simulam um atendimento e induzem o cliente a realizar transferências bancárias. Nesse caso NUNCA acesse sua conta ou realize transações financeiras durante chamadas recebidas em nome do banco.
Em uma tática de golpe similar, os criminosos simulam ser a central de atendimento ao cliente do banco Itaú. Eles induzem o cliente a ligar para um número, onde é simulado um atendimento idêntico ao da central verdadeira.
O objetivo aqui é obter a senha, dados pessoais e outros dados bancários do cliente. Recomenda-se que os clientes nunca forneçam suas senhas durante ligações telefônicas, mesmo que aparentem ser do banco, e comuniquem imediatamente ao banco qualquer chamada suspeita.
Como se não bastassem todas essas táticas, agora os bandidos estão atacando também por vídeo chamadas. Os criminosos se apresentam como funcionários do banco, oferecendo assistência por vídeo chamada para resolver uma pendência na conta do cliente, como a liberação do iToken (proteção do banco Itaú) ou outras dificuldades.
Durante a videochamada, eles instruem a vítima a ir a um caixa eletrônico e filmar a tela, expondo assim os dados bancários. Em muitos casos, eles solicitam que o cliente faça transferências bancárias.
Recomenda-se sempre recusar atendimentos por videochamada e nunca compartilhar imagens ou vídeos de telas de caixa eletrônico.
O que o banco Itaú recomenda fazer?
Para o Itaú a segurança das informações pessoais e financeiras é primordial e ele deixa claro, em todas as suas campanhas, que nunca solicita senhas nem dados bancários como códigos de segurança por telefone ou vídeo chamadas.
Portanto, é crucial estar atento a quaisquer sinais de atividades suspeitas e relatar imediatamente a instituição qualquer comunicação que pareça duvidosa.
Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência na polícia local para garantir que tais atos criminosos sejam devidamente investigados e punidos.
Fora isso, a Itaú ainda produziu alguns comerciais que tem como objetivo reforçar ainda mais seus cliente quanto aos golpes praticados.
Veja abaixo: