ENTENDA
CLTs em êxtase: Plano de lei trabalhista arma 3 dias de folga por semana para salvar trabalhadores
07/04/2025 às 19h20

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma pesquisa apontou que dar mais tempo de descanso aos funcionários também traz maiores resultados às empresas; as propostas, no entanto, ainda estão sendo analisadas
Desde o ano passado, discute-se sobre uma possível revisão na CLT. Para quem não tem acompanhado, a senadora Soraya Thronicke, do Podemos-MS, tem defendido que reduzir a jornada de trabalho pode trazer ganhos aos patrões e trabalhadores.
Segundo a Agência Senado, pelo menos três projetos de lei estão em análise, apontando a redução nas horas diárias ou nos dias da semana. Relatórios apontam que 85% dos cidadãos acreditam que teriam mais qualidade de vida, enquanto outros 78% afirmam que conseguiriam aumentar desempenho no serviço, ainda que trabalhassem menos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o texto, o Projeto de Lei 1.105/2023, por exemplo, propõe a diminuição, se houver acordo ou convenção coletiva, sem a perda no salário mensal do colaboradores. “O principal ganho é o aumento da produtividade”, destacou o autor, o senador Weverton, do PDT-MA.

Afinal, o que muda?
Em 2024, uma lista de empresas deu início a um experimento que reduziu a jornada semanal dos colaboradores, sem reduzir os pagamentos. Foram 4 dias de trabalho e 3 de folga. Segundo o G1, o programa da 4 Day Week Brazil apontou melhorias no comportamento dos funcionários.
No estudo, 61,5% das empresas notaram avanço na execução de projetos e outras 58,5% conseguiu ver mais proatividade na realização das tarefas. Além disso, cerca de 58% dos trabalhadores afirmaram que passaram a conciliar melhor a vida pessoal e a profissional, após as folgas concedidas.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Haddad ciente: Jornal da Globo anuncia lei trabalhista que crava 2 salários por mês para salvar lista de CLTs

Nada de só R$ 1518: Lei trabalhista em vigor traz +1 EXTRA salvador para salvar o bolso dos CLTs em 2025

Adeus, trabalho de 8h por dia: Lei trabalhista em vigor traz redução de 1h na carga horária a CLTs
Houve redução nos problemas de indisposição, insônia, estresse no trabalho, entre outras coisas, constantemente reclamadas pelos funcionários. Hoje, de acordo com o IBGE, cerca de 38 milhões de brasileiros estão trabalhando formalmente no país, sendo uma das conquistas do Governo Lula.

Conclusão
- Em resumo, o senado discute novas revisões na CLT dos trabalhadores registrados;
- Uma pesquisa da 4 Day Week Brazil mostrou que a redução na jornada traz melhores desempenhos;
- No ano passo, algumas empresas, por conta própria, deram início à inciativa com os funcionários;
- Este ano, cerca de 38 milhões de cidadãos estão trabalhando com carteira assinada no Brasil.
- As mudanças, no entanto, ainda estão em análise, envolvendo também convenções trabalhistas.
+ Contudo, veja outras notícias sobre pagamentos, benefícios e direitos dos trabalhadores no Brasil!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br