SAIBA TUDO!
Haddad e Lula cientes: Lei trabalhista arma +1 benefício em férias de 30 dias para salvar lista de CLTs
02/04/2025 às 20h15

Projeto de Lei sugere alteração no Estatuto da Pessoa com Deficiência, garantindo que o período de descanso de pais e responsáveis coincida com os filhos
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou uma nova proposta que aponta mudanças nas férias dos trabalhadores CLT. O assuntou voltou ao destaque em junho de 2024, ainda dependendo de sanção para entrar em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Fenacon, o novo Projeto de Lei visa assegurar que os profissionais responsáveis por pessoas com deficiência possam coincidir o descanso remunerado com o recesso escolar dos dependentes que tenham necessidades especiais.
O texto do relator, o deputado Daniel Agrobom, do PL-GO, é substitutivo ao Projeto de Lei 5152/23, da deputada Dayany Bittencourt, do União-CE. A alteração deve garantir o benefício aos profissionais do setor privado ou de qualquer outra natureza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a publicação, o antigo projeto trazia a liberação somente aos servidores públicos e estagiários, alterando o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos, que fala sobre os servidores federais e a Lei do Estágio. Em contrapartida, o novo documento também altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
“Considerando a existência do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a necessidade de sistematização do ordenamento jurídico, devemos contemplar suas disposições normativas no diploma legal que já consolida os direitos dessas pessoas”, ressaltou Daniel Agrobom em justificativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vai doer no bolso: Lei trabalhista em vigor traz 1 situação que libera desconto no salário de CLTs
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista confirma extra de R$ 455 todo mês à lista de trabalhadores em 2025
● Plano de lei trabalhista anunciado na Era Lula traz 2 dias de folga aos CLTs sem descontar do salário em 2025
Contudo, o Projeto de Lei ainda necessita de consenso na Câmara e no Senado, ainda sem data marcada para a discussão. No último levantamento, o IBGE divulgou que mais de 38 milhões de brasileiros estão trabalhando com registros carteira este ano no país.

Afinal, sobre o que diz a CLT?
- Salário mínimo
- Abono de férias
- Licença-maternidade e paternidade
- Seguro-Desemprego
- FGTS
- Vale-transporte
- Hora extra
- Valores adicionais noturnos
- Escala de trabalho
- Entre outros

Conclusão
- Em resumo, um novo Projeto de Lei garante ao trabalhador o direito de pedir férias no período de recesso escolar de dependentes que tenham deficiência comprovada;
- Houve aprovação na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, mas ainda necessita de passagem pela Câmara e Senado para entrar, de fato, em vigor no Brasil;
- Até então, essa é uma regra válida somente para servidores públicos e estagiários.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e novidades sobre a CLT dos trabalhadores formais em 2025!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br