CLTs em festa com esse novo benefício confirmado pelo INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, tem uma grande notícia para quem é CLT, o famoso regime de carteira assinada. Como um contribuinte, os trabalhadores têm além de seus deveres, os seus direitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E esse que vamos expor hoje é um desses direitos, que talvez você como trabalhador de carteira assinada nem saiba que pode solicitar. Geralmente você está acostumado a solicitar o auxílio-doença, que hoje se chama Auxílio por Incapacidade Temporária.
Mas, fora ele, há o popular auxílio-acidente. De acordo com informações divulgadas no site oficial do governo federal, na página do INSS (www.gov.br/inss), ele é um benefício pago pelo órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o INSS, o auxílio-acidente é “uma espécie de indenização, ao segurado que tenha sofrido acidente e que, mesmo após a recuperação da capacidade para o trabalho, tenha ficado com sequelas que reduziram sua capacidade laborativa. Ou seja, o segurado tem direito ao auxílio-acidente se ficar com uma sequela definitiva, em decorrência de algum acidente, seja de trabalho ou não“.
VALOR QUE É PAGO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão ainda destacou que o auxílio-acidente é uma indenização mensal, que corresponde a 50% do salário-de benefício que deu origem ao benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença do segurado.
COMO SOLICITAR
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O único passo que você precisa se sujeitar é o envio da documentação. E ela pode ser feita em duas ocasiões. A primeira, é quando você solicita o benefício por incapacidade temporária e, ao se constatar a sequela definitiva, o auxílio-acidente passa a ser pago, por definição da Perícia Médica Federal, após a cessação desse benefício por incapacidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda situação, é quando você não fez a solicitação durante o período de doença, será necessário pedir o benefício pela Central Telefônica 135. Também será necessário constatar através de envio de documentação.
O INSS É DESCONTADO DO SALÁRIO?
Sim e o INSS é descontado diretamente da fonte e segue uma tabela que vai de 7,5% a 14% de desconto sobre o salário do trabalhador. Então, pagar mais ou menos vai depender do valor que você recebe.