ATENÇÃO!
CLT’s em êxtase: Nova lei sobre o trabalho em finais de semana e feriados é anunciada com 3 grandes vitórias
29/01/2024 às 9h40
Projeto visa regras para o trabalho em finais de semanas e feriados para trabalhadores CLT’s
Na última segunda-feira, 24, uma notícia envolvendo uma nova lei sobre o trabalho CLT’s veio à tona e deixou milhões em festa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, o novo projeto visa regras para o trabalho em finais de semanas e feriados.
Em suma, Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, revelou que o governo irá publicar uma nova portaria sobre o funcionamento do comércio aos feriados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do G1, a nova lei irá discriminar as atividades que precisarão ou não de acordo coletivo para funcionamento aos feriados.
Desse modo, acontecerá um acordo entre o sindicato e as empresas visando melhorias nas condições de trabalho, horas extras e até carga horária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo será costurado pelo sindicato, fato que poderá dar vantagens aos trabalhadores CLT’s.
“Há um entendimento entre as bancadas de trabalhadores e empregadores que será encaminhado ao governo em portaria, (…) de quais atividades que estão excepcionalizadas e quais atividades que têm a obrigatoriedade de ter convenção coletiva para funcionar aos feriados”, disse Marinho.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus 13º salário, FGTS e aviso prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude para fim dos 3 benefícios a CLTs
● Adeus, 100% do salário: Lei trabalhista confirma o que está reduzindo pagamento dos trabalhadores no Brasil
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
Sem o acordo, o trabalho não será permitido. O fato é uma vitória, uma vez que a lei protege o trabalhador de condições abusivas por parte dos empregadores.
Mas, Ivo Dall’Acqua, representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), reforçou que algumas atividades precisam ser isentas da negociação.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
As atividades podem impactar o consumidor, como farmácias e postos de gasolina. Segundo Ivo Dall’Acque, a lista de exceção deve passar de 200 segmentos.
“Negociamos para que as farmácias possam atuar sem a autorização da convenção coletiva, existe outras áreas, postos de gasolina, uma série de atividades”, disse o representante, que continuou”
“Há algumas atividades que não podem deixar de atuar pelo fato de não ter uma convenção coletiva, é bom pensar no bem-estar do consumidor, que é o objeto final”, afirmou Ivo.
Por fim, o Ministério de Trabalho confirmou que postos de gasolina e farmácias poderão funcionar aos feriados, independente do acordo.
O que a CLT garante ao trabalhador?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de leis que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil.
De acordo com o portal do Senado, o CLT garante direitos, como ornada diária máxima de oito horas, descanso semanal remunerado, férias, pagamento de hora extra, atuação em ambiente salubre, aviso prévio, licença-maternidade e paternidade, 13º salário e mais.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]