Saiba tudo sobre 3 reviravoltas que chegam aos motoristas em 2024, com CNH aniquilada, nova lei e o adeus ao IPVA
E em 2024, os motoristas foram pegos de surpresa com grandes mudanças em relação aos automóveis, com a CNH praticamente aniquilada, uma nova lei drástica de trânsito e o possível adeus ao IPVA.
As informações são do site “folhafinanceira.com”, o qual informou no dia 07 de outubro de 2023, que através de um projeto de lei, a senadora Kátia Abreu quer baratear os custos da CNH, com o fim da obrigatoriedade dos cursos teóricos e práticos para motoristas, levando a 80% de desconto para a obtenção da carteira de motorista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações, a proposta ainda não foi aprovada, com os cursos oferecidos pelas autoescolas ainda em vigor, mas esse desconto gigante poderia aniquilar de vez a obtenção da CNH.
Ainda segundo as informações, outra grande reviravolta foi a nova nomenclatura das carteiras atualizadas no Brasil, tendo além das cinco categorias tradicionais, A, B, C, D e E, as novas categorias B1, C1, D1, BE, CE, C1E, DE e D1E, que foram adicionadas, totalizando 14 tipos diferentes.
Conforme foi informado, as novas categorias ao verso da CNH no país irão servir para a adequação do documento ao padrão internacional de categorias, para facilitar a fiscalização por agentes de trânsito em outros países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, alguns motoristas também podem se ver livres de outra dor de cabeça relacionada aos seus automóveis, o IPVA. Isso, pois, mesmo sendo uma cobrança anual obrigatória, ela deixa de acontecer em algumas regiões do Brasil a partir de alguns anos, sendo isentos carros fabricados há mais de 15 anos no geral.
Além disso, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe também seguem o mesmo modelo, onde os motoristas podem dar adeus de vez para o imposto nessas regiões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber o dia de vencimento do IPVA?
Segundo informações do site “infomoney.com”, a consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, como o internet banking e aplicativos de celular dos bancos, bastando informar o número do Renavam.