O substituto chega com os dos pés na porta e promovendo uma grande mudança na vida dos brasileiros
O ano de 2024 já está batendo na porta e, juntamente com a chegada de um novo ciclo, novos desafios, metas e até mesmo grandes reviravoltas. Aliás, o novo período traz consigo até mesmo uma importante mudança para os brasileiros no que diz respeito à identificação pessoal.
Acontece que a chegada da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), implantada pelo Ministério de Gestão e Inovação, chega com os dois pés na porta e promete deixar mais simples o processo de identificação e substituição de diversos documentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante enfatizar que, a nova CIN nada mais é que o resultado da Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula. O ordenamento decreta o CPF como número único e bastante para identificar o cidadão e acabando de vez com a necessidade de uma gama de RGs.
Até a nova lei ser sancionada, um mesmo cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes. Agora, com o CPF como número único, a nova carteira de identidade reduz as chances de fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que, a nova carteira de identidade chega como uma grande mudança e deverá substituir uma série de documentos, facilitando a vida dos cidadãos brasileiros. Abaixo, confira a lista dos documentos que passarão a ser integrados na CIN, segundo o portal ‘Pronatec’:
Quais os documentos substituídos pela CIN?
- Programa de Integração Social (PIS);
- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Certificado de Serviço Militar;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Número de matrícula em universidades federais de ensino superior;
- NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
- Carteira de identidade atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE