Alerta
CNH cancelada: Lei de trânsito em vigor traz terror aos motoristas e perda de documento em 2 passos
12/12/2024 às 9h03

Fique ligado nessa lei que está ativa para que não corra o risco de perder a sua CNH e não poder mais dirigir seu veículo
Todos os motoristas precisam se atentar com uma lei de trânsito que está em vigor nesta quinta-feira (12), para que não corra o risco de ter a CNH cancelada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento é essencial para grande parte dos brasileiros, então fique bem longe dessas duas irregularidades para que não perca o direito de dirigir o seu veículo.
O time do TV Foco especializado em Trânsito, a partir de informações do portal ‘Isto É’, traz à tona duas atitudes que levam os motoristas a perderem a sua CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira deles é exceder a quantidade de pontos em infrações, e a segunda de andar com o documento sem estar com a sua renovação em dia, ou seja, vencido.
A importância da CNH
- A CNH é um documento de grande importância para os brasileiros, principalmente aqueles que sonham em ter um carro ou uma moto;
- Além disso, também servem como um documento que pode gerar empregos, como motoristas de aplicativos ou entregadores;
- Quem está na rua a todo momento fica mais arriscado de cometer infrações e correr o risco de perder a carteira de motorista;
- Portanto, fique por dentro de todas as atitudes a se evitar para que não corra esse risco.
Mudança no período de renovação
De acordo com o portal ‘Isto É’, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), estabeleceu novas regulamentações que atingem diretamente a CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● De Renault à Hyundai: 5 carros amados no Brasil que sairão de linha em 2025 e donos choram no banho
● Adeus em Leblon, Ipanema e Copacabana: Fim de supermercado popular no RJ chega por venda ao Pão de Açúcar
● Demolição de fábrica nº1 em Minas Gerais, deixa mineiros sem chão e traz substituto
A principal delas foi de modificar o período de renovação do documento, variando de acordo com a idade do condutor, quanto mais velho, menos tempo para o processo.
Agora, os motoristas com até 50 anos de idade podem realizar a renovação a cada 10 anos. Dos 50 até os 70 de 5 em 5 anos, e a partir dos 70 anos de idade, precisa renovar a cada 3 anos.
Assim, aqueles mais velhos precisam estar ainda mais atentos no período de renovação, já que andar com a carteira de motorista vencida causa diversas consequências.
Uma das penalizações mais severas é a proibição de conduzir veículos, já que a falta de renovação não garante que o cidadão está apto para dirigir.
Pontos na CNH
Os pontos da CNH também variam de acordo com a gravidade da infração, sendo elas dividas em leve, média, grave e gravíssima.
O máximo de pontos são de 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos, caso conste uma infração gravíssima; ou. 40 pontos, caso não tenha nenhuma infração gravíssima.
Caso o condutor exceda essas quantidades de pontos, que valem por 12 meses, também perde o direito de dirigir e precisa passar pela reciclagem.
Conclusões finais
Todos os motoristas precisam se atentar nas mudanças mais recentes que tiveram na CNH, principalmente envolvendo a renovação e os pontos de infrações.
Isso porque exceder a quantidade de pontos e dirigir com o documento vencido levam a perda do documento e o direito de dirigir.
Confira outras matérias da CNH
Como renovar a CNH?
O primeiro passo é agendar uma visita no Detran para realizar o exame de aptidão física e mental, se tudo tiver certo, terá o documento renovado, por até 10 anos, dependendo da sua idade.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: