Fique ligado nessa lei que está ativa para que não corra o risco de perder a sua CNH e não poder mais dirigir seu veículo
Todos os motoristas precisam se atentar com uma lei de trânsito que está em vigor nesta quinta-feira (12), para que não corra o risco de ter a CNH cancelada.
O documento é essencial para grande parte dos brasileiros, então fique bem longe dessas duas irregularidades para que não perca o direito de dirigir o seu veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time do TV Foco especializado em Trânsito, a partir de informações do portal ‘Isto É’, traz à tona duas atitudes que levam os motoristas a perderem a sua CNH.
A primeira deles é exceder a quantidade de pontos em infrações, e a segunda de andar com o documento sem estar com a sua renovação em dia, ou seja, vencido.
A importância da CNH
- A CNH é um documento de grande importância para os brasileiros, principalmente aqueles que sonham em ter um carro ou uma moto;
- Além disso, também servem como um documento que pode gerar empregos, como motoristas de aplicativos ou entregadores;
- Quem está na rua a todo momento fica mais arriscado de cometer infrações e correr o risco de perder a carteira de motorista;
- Portanto, fique por dentro de todas as atitudes a se evitar para que não corra esse risco.
Mudança no período de renovação
De acordo com o portal ‘Isto É’, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), estabeleceu novas regulamentações que atingem diretamente a CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal delas foi de modificar o período de renovação do documento, variando de acordo com a idade do condutor, quanto mais velho, menos tempo para o processo.
Agora, os motoristas com até 50 anos de idade podem realizar a renovação a cada 10 anos. Dos 50 até os 70 de 5 em 5 anos, e a partir dos 70 anos de idade, precisa renovar a cada 3 anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 100kg de carne podre: Vigilância Sanitária interdita açougue popular em SP após descoberta alarmante em 2024
● Governo Lula emite comunicado em 2024 e desvenda real sobre fim das autoescolas para tirar CNH no Brasil
● Multa de R$3,4 mil: Nova lei em vigor dos escapamentos traz terror para donos de motos em 2024
Assim, aqueles mais velhos precisam estar ainda mais atentos no período de renovação, já que andar com a carteira de motorista vencida causa diversas consequências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das penalizações mais severas é a proibição de conduzir veículos, já que a falta de renovação não garante que o cidadão está apto para dirigir.
Pontos na CNH
Os pontos da CNH também variam de acordo com a gravidade da infração, sendo elas dividas em leve, média, grave e gravíssima.
O máximo de pontos são de 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos, caso conste uma infração gravíssima; ou. 40 pontos, caso não tenha nenhuma infração gravíssima.
Caso o condutor exceda essas quantidades de pontos, que valem por 12 meses, também perde o direito de dirigir e precisa passar pela reciclagem.
Conclusões finais
Todos os motoristas precisam se atentar nas mudanças mais recentes que tiveram na CNH, principalmente envolvendo a renovação e os pontos de infrações.
Isso porque exceder a quantidade de pontos e dirigir com o documento vencido levam a perda do documento e o direito de dirigir.
Confira outras matérias da CNH
Como renovar a CNH?
O primeiro passo é agendar uma visita no Detran para realizar o exame de aptidão física e mental, se tudo tiver certo, terá o documento renovado, por até 10 anos, dependendo da sua idade.