CNH chegou com 3 viradas aos motoristas idosos de todo o país
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma série de alterações recentes, incluindo o aumento do período de validade, que caiu como uma bomba, podendo chegar a 10 anos em alguns casos específicos.
Entretanto, para pessoas idosas, esse prazo é reduzido e pode doer no bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde abril de 2021, quando as mudanças propostas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entraram em vigor, a CNH tem validade de 10 anos, mas apenas para condutores com menos de 50 anos de idade. Para motoristas entre 50 e 70 anos, a renovação deve ser feita a cada cinco anos, enquanto para aqueles com mais de 70 anos, a validade é de três anos.
Antes da aprovação do Projeto de Lei 3267/19, que alterou algumas disposições relacionadas à CNH, a validade do documento era de cinco anos para condutores com menos de 65 anos, e de três anos para os com mais de 65 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dirigir com a CNH vencida é considerado uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na habilitação. Os condutores têm um período de até 30 dias corridos após o vencimento para renovar a CNH antes de serem penalizados.
A RENOVAÇÃO PODE SER FEITA PELA INTERNET?
A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora pode ser realizada de forma online, sem a necessidade de deslocamento físico. Esse serviço está disponível em todo o Brasil e permite que os usuários solicitem o novo documento pela internet.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Minas Gerais, anteriormente, era obrigatório comparecer pessoalmente a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou a um posto de atendimento para realizar esse processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE