DISPENSADA
Acabou: CNH deixa de ser obrigatória e lista de quem não precisa da habilitação é divulgada
16/09/2024 às 21h17
Para a alegria dessa lista de motoristas, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), está oficialmente dispensada e você vai poder dirigir sem preocupação alguma
Todo mundo que deseja dirigir um veículo hoje em dia, sabe que para isso precisa ter sua própria CNH. Afinal, é o documento que certifica que você está apto para se locomover no trânsito sem oferecer risco as outras pessoas. Mas, existe uma lei que confirma o fim do documento para uma lista especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na nossa lei há veículos que tem o uso da CNH dispensada. Você usar ou não o documento nesses casos não será um problema. Quem já foi pego sem CNH sabe que é considerada uma multa gravíssima e até sofre com apreensão do veículo e até paga uma multa nada leve para o bolso.
E conforme informações do site FDR, atualmente tem veículos que dispensam a CNH e invés disso exigem apenas a Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC). Se enquadram nesses requisitos as famosas cinquentinhas, que são motos de até 50cc.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os modelos mais famosas desses tipos de motos estão a Shineray Jet 50, Jet 50 2x, New Super Smart 50 e a Dafra Zig. Menos de R$ 10 mil, elas são queridinhas de motoristas que ainda não tem CNH, uma vez que são práticas para se locomover pela cidade e super fáceis de pilotar.
Sendo assim, se você não tem carteira de motorista e está precisando de um veículo, a ciquentinha é a solução. A ACC é mais barata e simples de conseguir que a CNH, então, não perca tempo e vai atrás do seu documento quanto antes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTO CUSTA PARA TIRAR CARTEIRA DE MOTORISTA?
O preço vai variar da região que você mora, mas, em média, para tirar a categoria AB, que é a clássica moto e carro, tem pessoas que estão desembolsando em média R$ 2600. Por exemplo, de acordo com o DETRAN SP, esse é o preço médio do Estado. Há cidades que vão te cobrar menos, pois, muitas vezes oferecem pacotes mais acessíveis para conseguir novos alunos.
De modo geral, o valor para ser habilitado no Brasil em 2024 é caro para algumas pessoas. E boa parte da população é de baixa renda, isso faz com que elas fiquem à espera de uma oportunidade de conseguir uma vaga na CNH Popular ou Social que alguns estados oferecem e assim, fiquem na ilegalidade até adquirir o documento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Coveiro responsável por enterrar assassino Lázaro Barbosa faz revelação inédita e perturbadora de velório
● Tchau, Uber: Nova lei trabalhista faz gigante dos apps encerrar atividades em cidade de país
● É oficial: Todos inscritos do Bolsa Família recebem notícia para saque mais desejado agora em dezembro
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]