MUDANÇAS

CNH em risco: Nova lei de trânsito, já em vigor, atinge em cheio motoristas 50+ em 2024

CNH e motoristas 50+ (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

CNH e motoristas 50+ (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei de trânsito atinge em cheio motoristas 50+

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento fundamental para quem deseja conduzir um automóvel no Brasil.

Ela comprova que o motorista está apto, tanto tecnicamente após aprovação na autoescola, quanto psicologicamente, para dirigir com segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, as leis de trânsito estão em constante atualização, e é essencial que os motoristas fiquem atentos às mudanças recentes para evitar complicações.

Uma das últimas alterações afeta diretamente aqueles com mais de 50 anos, que agora enfrentam novas regras para a renovação da habilitação.

O QUE VAI MUDAR NA RENOVAÇÃO DA CNH?

De acordo com as novas normas, motoristas entre 50 e 70 anos precisam renovar a CNH com mais frequência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Lei nº 14.071/2021, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), é responsável por essas alterações. Ela entrou em vigor em 2024.

Essa mudança visa garantir que os condutores dessa faixa etária passem por avaliações médicas periódicas para verificar se continuam aptos a dirigir de forma segura.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal preocupação é com as mudanças naturais que ocorrem com o avançar da idade, como reflexos mais lentos e alterações na visão, que podem impactar a habilidade de conduzir de acordo com o portal Revista dos Benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As três novas regras estabelecem as seguintes frequências para renovação da CNH:

CNH, idoso chocado e carro (Foto: Reprodução / Canva)

AFINAL, QUAL O MOTIVO DA MUDANÇA?

A renovação mais frequente para motoristas com mais de 50 anos tem uma justificativa clara: acompanhar a evolução das condições físicas e cognitivas dos motoristas.

Com o passar do tempo, é natural que a capacidade de reação, visão e outros fatores relacionados à direção sejam alterados.

Por isso, a exigência de exames médicos mais frequentes ajuda a garantir que apenas motoristas aptos estejam nas ruas, minimizando os riscos de acidentes e aumentando a segurança para todos os usuários das vias.

A decisão de reduzir o prazo de validade da CNH para essas faixas etárias reflete a preocupação com a segurança, tanto dos motoristas quanto de pedestres e outros condutores.

CNH e idosos (Foto: Reprodução / Canva)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É fundamental que você, motorista acima de 50 anos, fique atento às mudanças na CNH.

A renovação mais frequente não é apenas uma formalidade, mas sim uma forma de garantir que você continue dirigindo com segurança.

DESCONTO NA RENOVAÇÃO DA CNH?

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile