Ficou muito mais fácil e barato tirar a CNH sem custo
Para obter a CNH no Brasil é necessário passar por um processo longo, burocrático e de alto valor. Além das aulas teóricas e práticas existem testes que tem alto índice de reprovação e costuma ser o terror dos condutores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando nisso, no ano de 2024 vai existir a CNH social, que visa habilitar mas de 100 mil condutores sem custo algum.
O processo tem o intuito de ajudar aqueles que têm interesse em se habilitar porém, não possuem recursos para arcar com os custos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do site Informe Brasil, a CNH Social de 2024 é uma política pública destinada a pessoas de baixa renda.
Essa política isenta o candidato das taxas do Detran, focando na categoria B para quem tem vulnerabilidade econômica. As inscrições devem ser abertas em vários estados, mas é essencial verificar as regras específicas de cada local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO OBTER A CNH GRATUITA?
É possível fazer tudo de modo online. Basta acessar o site do Detran do seu estado, procurar por “CNH social”, “CNH popular” ou “CNH gratuita”. Se disponível, preencher as informações solicitadas e aguardar a análise do Detran.
De acordo com a fonte, os principais requisitos são: ter maioridade, ser estudante de rede pública, saber ler e escrever, renda familiar de até dois salários mínimos, estar desempregado há mais de um ano e agricultores, ex-presidiários e pessoas sem registro na carteira de trabalho, todos com renda limitada a dois salários mínimos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de solicitar também é necessário verificar se o estado de solicitação exige confirmação em programas sociais, como CadÚnico ou Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para realizar inscrição também é necessário documentos como RG, CPF comprovante de renda e residência, e histórico escolar para estudantes.
Por mais que o programa ainda não exista em todos os estados, ao longo do ano vão ser disponibilizadas mais de 100 mil vagas, e os interessados devem verificar a disponibilidade no Detran local.
Por enquanto os estados participantes são Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, entre muitos outros.
A inscrição é feita exclusivamente pelos canais oficiais do Detran ou CIRETRAN de cada estado. No entanto, é necessário ficar atento a abertura de inscrições