Ficou muito mais fácil e barato tirar a CNH sem custo
Para obter a CNH no Brasil é necessário passar por um processo longo, burocrático e de alto valor. Além das aulas teóricas e práticas existem testes que tem alto índice de reprovação e costuma ser o terror dos condutores.
Pensando nisso, no ano de 2024 vai existir a CNH social, que visa habilitar mas de 100 mil condutores sem custo algum.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo tem o intuito de ajudar aqueles que têm interesse em se habilitar porém, não possuem recursos para arcar com os custos.
De acordo com informações do site Informe Brasil, a CNH Social de 2024 é uma política pública destinada a pessoas de baixa renda.
Essa política isenta o candidato das taxas do Detran, focando na categoria B para quem tem vulnerabilidade econômica. As inscrições devem ser abertas em vários estados, mas é essencial verificar as regras específicas de cada local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO OBTER A CNH GRATUITA?
É possível fazer tudo de modo online. Basta acessar o site do Detran do seu estado, procurar por “CNH social”, “CNH popular” ou “CNH gratuita”. Se disponível, preencher as informações solicitadas e aguardar a análise do Detran.
De acordo com a fonte, os principais requisitos são: ter maioridade, ser estudante de rede pública, saber ler e escrever, renda familiar de até dois salários mínimos, estar desempregado há mais de um ano e agricultores, ex-presidiários e pessoas sem registro na carteira de trabalho, todos com renda limitada a dois salários mínimos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus ao Atacadão e falência decretada: Fim de 3 doces n°1 da infância dos brasileiros deixa país sem chão
● Tchau, R$ 1518: Canetada do INSS na era Lula chega com corte a lista de CPFs e atinge 800M de aposentados em 2025
● R$42M na mesa e Tarcísio ciente: Nova linha de metrô armada chega no coração de SP e paulistas estão em festa
Antes de solicitar também é necessário verificar se o estado de solicitação exige confirmação em programas sociais, como CadÚnico ou Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para realizar inscrição também é necessário documentos como RG, CPF comprovante de renda e residência, e histórico escolar para estudantes.
Por mais que o programa ainda não exista em todos os estados, ao longo do ano vão ser disponibilizadas mais de 100 mil vagas, e os interessados devem verificar a disponibilidade no Detran local.
Por enquanto os estados participantes são Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, entre muitos outros.
A inscrição é feita exclusivamente pelos canais oficiais do Detran ou CIRETRAN de cada estado. No entanto, é necessário ficar atento a abertura de inscrições