IMPORTANTE!

Nova CNH, fim da identidade tradicional e adeus ao VISTO: 3 mudanças cruciais para mudar tudo em 2024

16/12/2023 às 17h59

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
CNH, identidade e visto (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Grandes mudanças acontecerão em documentos como CNH, identidade e visto em 2024, e você precisa se planejar

2024 está quase chegando e vários documentos irão mudar. As diferença serão além da configuração de cor e de grafias do documento. Por isso, é preciso ficar de olho e entender o que continua igual e o que precisa de adaptação. Confira o que muda na nova identidade e CNH, e saiba tudo sobre o fim do visto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde novembro desse ano, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) está sendo emitida por todos os Estados do Brasil, adotando o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) como padrão de identificação.

Com isso, o número do Registro Geral (RG) não será mais utilizado. No entanto, o novo documento não precisa ser feito imediatamente. Contudo, o modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova identidade (Foto: Reprodução, O povo)

Nova identidade (Foto: Reprodução, O povo)

A primeira via e a renovação do documento são gratuitas. Da mesma maneira que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), estará disponível em versão física e digital.

Além disso, o uso do número do Cadastro Pessoa Física, emitido pela Receita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido por estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso à todas as informações de um cidadão. Como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

Com a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a suspensão da carteira de motorista obedece novas normas, que não são iguais para todos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei nº 14.071, que alterou o limite de pontos que um condutor deve acumular para ter a CNH suspensa, já está valendo desde abril de 2021. O problema é que nem todo mundo entendeu como vai funcionar o novo limite de 40 pontos. Contudo, saiba que não vale para todos os motoristas de maneira igual e que, dependendo do tipo de infração, o limite volta a ser 20 pontos.

CNH (Foto: Reprodução, G1)

CNH (Foto: Reprodução, G1)

Você já deve ter ouvido falar que o limite de pontos para ter a CNH suspensa deixou de ser 20 e passou para 40 pontos no total. No entanto, a questão é que essa alteração não é simples como parece. Porém, o motorista precisa respeitar uma combinação de infrações para ter direito a esse novo limite.
  • Regra geral, o motorista somente terá a CNH suspensa se acumular, no período de 12 meses, 40 pontos.
  • Mas se o motorista cometer uma infração gravíssima (7 pontos), nesse mesmo período, o limite será reduzido para 30 pontos.
  • Por fim, caso o motorista cometa duas ou mais infrações gravíssimas, no intervalo de 12 meses, o limite será de apenas 20 pontos.

Fim do visto

Desde setembro de 2023, o Japão iniciou a medida de isenção de visto para cidadãos brasileiros, portadores de passaporte comum eletrônico, que tenha por finalidade atividades de curta duração e que não seja superior a 90 dias, a partir do momento da entrada no país.
Visto para o Japão (Foto: Reprodução, Coisas do Japão)

Visto para o Japão (Foto: Reprodução, Coisas do Japão)

No entanto, a medida se aplica para todos os passaportes brasileiros válidos com chip, emitidos desde 2011. Os turistas que, por alguma razão, não têm passaportes com chip deverão obter o visto antecipadamente para entrar no Japão.

Segundo o G1, a isenção do visto para turistas é fruto do acordo feito em agosto entre o Brasil e o Japão com base no princípio de reciprocidade. Agora, a medida foi publicada no Diário Oficial da União

carteira de identidade
carteira de identidade nacional
CNH
CNH 2024
documentos
Nova Carteira de Identidade Nacional
VISTO
visto Japão

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.