SAIBA TUDO!

Fim da cobrança da CNH: Notícia excelente é confirmada este mês e motoristas podem solicitar carta de graça

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Preço médio da CNH é de R$ 2.240 no país (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Longa lista de pessoas já pode fazer solicitação do documento de forma gratuita em diversos estados, sem a necessidade de arcar com os custos da autoescola

Uma pesquisa do Detran revelou que o preço prédio de uma Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, sai em torno de R$ 2.240 no Brasil. Além do custo, o processo também exige tempo e acaba se tornando inacessível para muita gente que quer dirigir.

Mas, para diversos estados, existem formas de solicitar o documento, sem precisar arcar com os preços da autoescola, entre os outros serviços envolvidos. Para quem se enquadrar nos requisitos, o pedido pode ser feito pelo site do Departamento de Trânsito local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CNH Social, que é gratuita, pode ser solicitada em alguns estados (Foto: Agência Brasil)

São Paulo, Minas, Distrito Federal, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Amazonas, Pará, Santa Catarina e Paraná oferecem a CNH Social, destinada à população de menor poder aquisitivo. O primeiro critério é ter renda familiar de até 2 salários-mínimos e ser maior de 18 anos.

Por enquanto, o projeto ainda é regional, atendendo às regras necessárias impostas pelo poder público. Ou seja, depende do estado de cada um oferecer ou não. Mas, como no mapa acima, boa parte deles já faz parte dessa ação social. Para ter acesso, basta entrar no portal do Detran da localidade, se informar sobre os dados necessários e se inscrever conforme às vagas que são abertas ao longo do ano.

Desde o ano passado, o número de carros nas ruas aumentou e as leis de trânsito estão mais rígidas diante da demanda. Porém, para se livrar do congestionamento, algumas pessoas têm optado pelo transporte de 2 rodas. Segundo o Summit Mobilidade, os dados indicaram um aumento de 14% no uso desse tipo de veículo e, para boa parte deles, não é necessário o uso da carta nas vias públicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das bicicletas, os ciclomotores, de 2 ou 3 rodas, com motor de até 50 cm³ e velocidade limitada a 50 km/h, também não dependem da CNH. Este ano, o Detran confirmou que mais de 74 milhões de pessoas possuem a Carteira Nacional de Habilitação.

Algumas motos não dependem do uso da CNH (Foto: Agência Brasil)

Qual a função do Detran?

Com um importante papel social, a instituição é responsável por promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além de gerenciar autuações e arrecadações de multas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile