Descubra como garantir a CNH de forma gratuita com apenas 1 passo em 2024 e economize suas finanças mesmo com o documento em mãos
Como muitos já sabem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento indispensável para milhares de brasileiros, mas que também pode ser financeiramente inviável para alguns.
No entanto, de acordo com o portal Seu Crédito Digital, existe um modo fácil e prático de tirar o documento sem pesar o bolso com apenas 1 passo online, afim de economizar as finanças dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, estamos falando do programa CNH Social do governo federal que permite a emissão gratuita do documento para aqueles que se enquadram em determinados critérios socioeconômicos.
Desse modo, o programa oferece essa oportunidade para pessoas de baixa renda que não conseguem arcar com os custos do processo de habilitação.
O principal objetivo é proporcionar inclusão social e melhorar a empregabilidade, uma vez que muitas vagas trabalho exigem que o candidato tenha o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como entrar no programa CNH Social?
Para participar do projeto e obter a habilitação gratuitamente, é necessário cumprir os seguintes critérios:
- Ter no mínimo 18 anos de idade.
- Ser alfabetizado.
- Estar desempregado por mais de um ano ou ser ex-detento.
- Participar de programas sociais, como Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida.
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
- Ser ou ter sido aluno de escola pública.
- Não ter infrações de trânsito em seu nome.
- Ser profissional da área de transporte.
Como fazer a inscrição para obter a CNH de forma gratuita?
O governo estadual de várias regiões do Brasil realiza periodicamente o processo de inscrição para o programa CNH Social.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, cada estado define suas próprias datas de inscrição para o programa. Por isso, é fundamental acompanhar os prazos específicos do seu estado para garantir que você não perca a oportunidade de participar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, acesse o site do DETRAN do seu estado e procure pela opção “CNH Social”. Preencha o formulário disponível com suas informações pessoais e envie os dados solicitados.
Outra forma de inscrição é por meio do site do SEST/SENAT. No menu “Cursos”, selecione a opção “CNH Social” e, em seguida, role a página para encontrar os editais de inscrição. Neles, estarão todas as informações necessárias para participar.
Após a inscrição, os candidatos passam por um processo dividido em três fases principais, os exames médicos e psicotécnicos, curso teórico e prova e o curso prático e exame final.