Alerta
Contas canceladas no Itaú, Bradesco, BB e+: A união dos gigantes com encerramento em massa e alerta do Serasa
09/07/2024 às 9h29
Os bancos se juntaram e realizaram o cancelamento de diversas contas, após um decreto estabelecido pelo Banco do Brasil. Diante desse cenário, o Serasa emitiu um alerta para todos
Após um decreto do Banco Central, em 2019, os bancos como o Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e outros realizam o cancelamento das contas. Diante desse cenário, o Serasa emitiu um alerta para você evitar o encerramento e precisa saber como prosseguir nesses casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há alguns anos as instituições financeiras são as principais empresas para a população, já que estão usando cada vez menos dinheiro físico. Portanto, as pessoas necessitam das contas ativas para conseguir pagar suas contas, fazer comprar e muito mais.
De acordo com o portal ‘Isto É Dinheiro’, o Banco Central realizou uma regulamentação em 2019, em que permite que pessoas com CPFs irregulares, nulos ou cancelados tenham as contas encerradas nos bancos. Assim, diversas pessoas podem ter o encerramento de maneira inesperada, em qualquer instituição financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, o processo acontece mesmo que a conta estiver com dinheiro disponível e os bancos estão orientando as pessoas regularizarem o documento na Receita Federal. Assim, a pessoa que possui conta no Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e outros ficam impedidas de comprar e vender imóveis, não podem tirar passaporte e nem movimentar as contas bancárias.
Diante desse cenário, o Serasa emitiu um comunicado oficial, informando como as pessoas podem evitar de ficar com o CPF cancelado. Além disso, caso já esteja com esse problema, informou qual é o passo a passo para regularizar o documento e voltar a ter o acesso a conta sem maiores problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta do Serasa
O Serasa informou que o CPF fica irregular quando o contribuinte deixa de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física nos últimos 5 anos. Para saber se esse é o seu caso, basta acessar o site da Receita Federal, selecionar a parte de Comprovante de Situação Cadastral do CPF.
Em seguida, coloque o número do documento e sua data de nascimento e clique em consultar. Na mesma hora vai aparecer como está sua situação no Serasa e na Receita Federal.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Caixa, Santander e +: Fechamento geral das agências é confirmada hoje (13) com ordem do Banco Central
● O fim de serviço vital do Itaú e substituto convocado às pressas em comunicado oficial
● Venda a maior rival: Fim de serviço popular do Itaú, após 3 décadas, deixa milhares de clientes aos prantos
“Para regularizar um CPF suspenso, é preciso fazer um pedido à Receita Federal e corrigir o erro que gerou a irregularidade. Conheça o passo a passo desse processo”, disse o órgão.
É simples e dá para ser de maneira online. Basta acessar o link da Receita Federal e solicitar o pedido de regularização de CPF, de maneira gratuita. Assim, basta preencher os dados completos e enviar a solicitação e aguardar a resposta.
Posso regularizar o CPF morando no exterior?
A resposta é sim. De acordo com o Serasa, quem estiver com o CPF irregular e não morar o Brasil, pode resolver o problema preenchendo um formulário da Receita Federal e entregar em uma representação diplomática brasileira em até 15 dias.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: