Coadjuvante há 53 anos, intérprete do Sargento Pincel revela que nem sua esposa o chama pelo nome verdadeiro

25/05/2018 às 22h10

Por: João Almeida
Imagem PreCarregada
O ator Roberto Guilherme. Foto - divulgação.

Roberto em cena. Foto – divulgação.

Tem gente que faz um personagem tão bem e por tanto tempo que é apenas reconhecido pelo nome do tal personagem. Isso ocorre com o Didi, Dedé e o colega dos dois, o Sargento Pincel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas o nome real do ‘Sargento Pincel’ é Roberto Guilherme, que há 53 anos é coadjuvante e atua nos filmes e séries de Renato Aragão, o Didi. “Minha mulher só me chama de Pinça. Perdi meu nome, Roberto Guilherme já era há muito tempo”.

E acrescentou: “No máximo, sou Roberto Pincel. O povo me chama assim, meus filhos, netos. Mas é com orgulho que eu sinto isso, que o Sargento Pincel tenha absorvido meu nome real. Acho legal, uma vitória, um Oscar na profissão. A coisa mais difícil que tem é ser absorvido pelo povo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que o personagem Sargento Pincel surgiu em 1966, quando Guilherme atuava no programa Quartel do Barulho, da Record. Era um militar rígido e irritado que contracenava com o malandro Soldado 49, interpretado por Renato Aragão.

“Muitos atores não gostam de ser coadjuvantes, porque na cabeça deles é inferior ao protagonista. Na minha, não. Ser coadjuvante é muito difícil. O protagonista fica à vontade, faz o que bem entende, e você tem que acompanhá-lo de tudo aquilo que ele criou”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E seguiu: “Sem modéstia, sou considerado um dos melhores coadjuvantes do país até hoje. Aragão é um inferno pra botar caco [improvisos] em texto. Para acompanhá-lo, tem que ter muita categoria e habilidade”.

+ Com cinturinha fininha, Nego do Borel exibe corpão, mas detalhe chama a atenção

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos anos ele atuou no Zorra (entre 2015 e 2017), no que chama de “programação feijão com arroz”. “É coisa simples, bem tratada, sem muita sofisticação. Para fazer o povo rir”, defende Guilherme.

Com quase 80 anos, ele confessa: “Nunca liguei pra idade, sei que ela vem e estou indo ao encontro dela. Idade não é sinônimo de velhice, o talento não está na idade. Nós chegamos ao cúmulo do ridículo para que o povo ria. [Dos amigos antigos,] Só resta eu, Aragão e Dedé [Santana]. E não estamos com pressa de subir. Ainda temos muito a dar”.

Sobre o seu novo personagem, no Multishow, ele entrega: “O coroa é viúvo, gosta muito de viver a vida, está sempre procurando alguém. É um coroa danado, só anda de bermuda, jaquetinha, tênis, pochete. Um belo dia, vê Darci vestido de mulher em casa, [não o reconhece] e começa a se engraçar por ela”. A série Drª Darci estreia no próximo dia 18 no canal pago.

O ator Roberto Guilherme. Foto – divulgação.

Com informações do Notícias da TV.

Autor(a):

Quer falar comigo? Entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.