Coca-Cola com limão vira câncer? Verdade da bebida é exposta
A Coca-Cola é uma das bebidas gaseificadas de maior sucesso pelo mundo e quase unânime no almoço de domingo das famílias brasileiras, mas está circulando um boato de que sua mistura com limão pode causar câncer.
Uma história que está circulando pela internet afirma que a mistura do benzoato de cálcio, que está presente na fórmula do refrigerante, com a vitamina C da fruta acaba gerando o benzeno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa substância seria altamente tóxica e poderia causar câncer, causando um grande medo em grande parte da sociedade, pois todo mundo que toma Coca-Cola já foi para um restaurante e pediu o copo com gelo e limão.
Fato é que o consumo excessivo de refrigerantes no geral trazem problemas para a saúde, já que possuem grandes quantidades de açúcares e sódios, podendo causar diabetes. Mas a mistura com o limão causa câncer?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o ‘Blog do Dina’ essa informação que está circulando pelas redes sociais é falsa, e há uma grande falta de estudos e conhecimentos por parte de quem está compartilhando essa notícia.
A divulgadora científica Gabriela Bailas explicou que o problema houve um equívoco por parte de quem interpretou a história, já que no estudo realizado se trata do benzoato de sódio, e não o de cálcio, como há na Coca-Cola.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Valor do IPVA e novo prazo para renovar a CNH: Lei de trânsito traz 2 viradas a motoristas em 2025
● Queimadura e recolhimento às pressas: Marca arranca produto nº1 da Amazon e Magalu com alerta geral aos clientes
● R$2,4B, 14º salário garantido e 13º na conta: 2 pagamentos salvam lista de trabalhadores no fim de 2024
Além disso, o professor Lucas Moreno, do canal Moleculando, conta que tem que haver condições muito específicas para que a mistura se transforme em outro componente, e não apenas colocar o limão dentro do refrigerante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a repercussão, a própria Coca-Cola desmentiu as informações e garantiu que todos os seus consumidores podem seguir colocando limão em sua bebida.
Onde foi a primeira fábrica de Coca-Cola no Brasil?
A primeira fábrica ficou localizada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e no dia 18 de abril de 1942 foram produzidas as primeiras bebidas, que na época tinham 185 ml.