Sem pensar duas vezes, a Coca-Cola comprou refrigerante brasileiro, por saber da grandiosidade da concorrente
Pizza quentinha, cinema, pipoca e festa de aniversário. Se essas coisas te remeteram à Coca-Cola, você acertou em cheio. O refrigerante mais famoso do planeta faz tanto sucesso, que milhares de empresas já tentaram imitar sua fórmula mágica.
A Coca-Cola chegou em terras brasileiras no ano de 1941, mais precisamente no estado de Pernambuco. A produção desse refrigerante começou na capital Recife, mas logo se espalhou por toda a região. Anos mais tarde, foi a vez da cidade de Natal (RN) começar a fabricar a bebida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas a primeira fábrica da Coca-Cola que tinha infraestrutura adequada para atender grandes demandas, foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, em 1942. O primeiro lote da marca era composto de garrafinhas de 185 ml, que era a única existente naquela época.
Mesmo presente em todos os estados do Brasil a maraca queria mais, então foi atras de uma grande concorrente para eliminar concorrência e crescer seu mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, em 2001, o Guaraná Jesus foi adquirido pela Coca-Cola em uma operação financeira com poucos dados públicos sobre a mesma. Mas por que a marca era valiosa? No Maranhão, o refrigerante cor de rosa mantinha uma posição, com uma participação superior ao da bebida preta que é consumida nos quatros cantos do mundo – um feito inédito no Brasil, talvez no mundo.
A Coca-Cola, detentora de sofisticados processos de construção de marcas, tinha um background excelente em processos de cocriarão com consumidores e trouxe isto para a marca Jesus em Maranhão. Mas fez isso respeitando o propósito da marca.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao final, conseguiu construir uma marca localmente ainda muito relevante e certamente com um valor agregado gigantesco e um valor bastante interessante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Guaraná Jesus acabou?
A Coca-Cola aparentemente tem respeitado os valores das marcas que compra. Além do Guaraná Jesus, a empresa fez isso com os sucos Del Valle e a peruana Inca Kola. Contudo, vale lembrar que a Coca-Cola por muito tempo foi a marca mais valiosa do mundo. Hoje, ela é dona de uma grande diversidade de marcas, como a Fanta. Mas, sem dúvida, mobilizou-se em um momento de tamanha ruptura e conseguiu buscar novas alternativas.