Tudo sobre a compra da Coca-Cola, de refrigerante rival, após não conseguir superar o grande concorrente no Brasil
Simplesmente, a gigante Coca-Cola decidiu não dar chances para seu rival e comprou um refrigerante brasileiro, após não conseguir superar o seu concorrente nas vendes, no início dos anos 2000,e provavelmente você não sabia.
O mercado de bebidas é um dos mais concorridos, já que possui uma variedade enorme de marcas, e sempre quando algumas delas vê uma boa oportunidade de negócios, não deixam passar e fazem enormes investimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre a história da empresa, em 8 de maio de 1886, o Dr. John Pemberton serviu a primeira Coca‑Cola do mundo na Jacobs’ Pharmacy, em Atlanta, Geórgia, EUA. A partir dessa bebida icônica, a empresa foi então evoluída para uma empresa integralmente dedicada a bebidas.
Pois bem, contudo, por conta do tamanho do território brasileiro, é muito comum ter uma variedade de culturas, e por conta disso há produtos que fazem sucesso em alguns lugares e em outros nem tanto, e o Guaraná Jesus é uma prova disso.
Isso porque, no Maranhão, este refrigerante brasileiro sempre se destacou nas vendas, sendo o líder do ramo, inclusive a frente da Coca-Cola, mesmo sem atingir o âmbito nacional, se tornando uma grande ameaça para as grandes marcas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante desse cenário, de acordo com o portal ‘G1’, a Coca-Cola decidiu comprar o Guaraná Jesus, em 2001, e por longos anos manteve a sua venda apenas para o estado do Maranhão.
Ainda segundo o site da Globo, os antigos donos teriam feito apenas um pedido, que era a de manter a identidade, preservando as características e a história da marca, como, por exemplo, a sua coloração rosa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 28 milhões de garrafas contaminadas: Coca-cola faz comunicado emergencial neste sábado (2)
● Pedaços de metal: Coca-Cola é obrigada a decretar recolhimento de 28M garrafas em país por contaminação
● Quase R$ 3 bilhões na mesa: Coca-Cola e as 2 compras colossais pra aniquilar a Pepsi de uma vez em 2024
A história do Guaraná Jesus começou com o farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que aos 14 anos, no ano de 1905, começou a trabalhar na Farmácia Marques, do Dr. Augusto César Marques. Nesse estabelecimento ele aprendeu a manipular receitas rapidamente e logo se tornou um farmacêutico exemplar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o passar do tempo, a marca Jesus começou uma seção de refrigerantes e águas gasosas, iniciando assim as pesquisas de mercado a fim de produzi-los.
Foi assim que nasceu o primeiro produto Guaraná Jesus, cuja qual na época tinha um sabor amargo e leve, o que acabou não agradando o paladar do público na época
Após 15 anos da aquisição, a Coca-Cola decidiu ampliar a venda do refrigerante, e hoje o Guaraná Jesus é vendido também em outros estados, como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e o Distrito Federal. Assim, a empresa continua sendo a líder de bebidas, como o refrigerante, em grande parte dos estados brasileiros, já que é uma marca mundialmente conhecida.
Quais outras marcas pertence à Coca-Cola?
Além do Guaraná Jesus, ela também comprou outras marcas como o chá mate favorito dos brasileiros, o Mate Leão, no ano de 2007. Outra grande empresa adquirida, foi a Del Valle, comprada no mesmo período do Mate Leão.
Desde então ela vem se expandindo cada vez mais e engolindo mais rivais, reinando quase em absoluto nos mercados. Pra quem não sabe ela também é dona da Ades, marca de suco de soja famosinha dos mercados, a água Crystal, os isotônicos da Powerade,
E ainda mais surpreendente ela é dona da Natural Whey, produto também voltado para o mundo fitness.