urgente
Nojento: Biscoito, molho, café e até orégano que podem estar na sua casa
05/06/2024 às 11h00
Tudo sobre os produtos que podem conter até coco de rato na composição
Muita gente nem imagina, mas alguns produtos que estão na sua casa podem conter coco de rato e barata, como biscoitos, molhos, café e até mesmo orégano, e você precisa saber o porquê disse e se faz mal para a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, é importante ressaltar que a Anvisa é a agência responsável por realizar a averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até a comercialização, e quando identificam algum erro, rapidamente emitem um alerta, mas nem sempre algo nojento assim é proibido.
Dessa forma, a vigilância sanitária tem uma tolerância limite, da presença de pelos de ratos e também fragmentos de baratas, moscas, formigas e outros insetos, já que dentro de um limite isso não causa problema nenhum para a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter uma ideia, em molhos de tomate é permitido ter um fragmento de pelo e dez fragmentos de insetos a cada 100g do produto. Em biscoitos, esse número é ainda maior, já que pode ter 1 fragmento de insetos a cada grama. As informações são do portal Jus Brasil.
Nos cafés torrados e moídos, o limite estabelecido pela Anvisa é de até 60 fragmentos de insetos a cada 25g. Em um saquinho de orégano de 10 gramas é permitido até 20 fragmentos de insetos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A especialista em legislação, Ingrid Schmidt-Hebbel, durante uma entrevista ao Uol, comentou sobre a presença desses animais: “Isso se deve ao fato dos insetos e outros animais habitarem as lavouras e serem ‘carregados’ no momento da colheita”.
Apesar de parecer nojento, ela afirma que quando estão dentro do limite estabelecido, não causam nenhum problema para a saúde: “Os alimentos são submetidos a processos que elevam sua temperatura, o que ajuda a matar a maioria dos micro-organismos”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Ou seja, não há motivos para se preocupar desde que o alimento que você consome esteja dentro das regras que são estabelecidas pela Anvisa ou pela Vigilância Sanitária.
Como denunciar algum produto a Anvisa?
Para fazer uma denúncia a Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia.
A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: